Metodologias de Investigação em Nutrição

Objectivos

Os estudantes, nesta UC, tomam contacto com o método científico e com as várias opções de modelos experimentais em ciências da vida/saúde. Devem ficar capazes de (1) identificar e decidir, de acordo com o problema em causa, qual o melhor modelo a estudar; (2) conhecer e trabalhar qualquer um dos modelos, conhecendo as regras, a ética, as vantagens, mas também as limitações de cada metodologia; (3) reconhecer as formas de divulgação científica; (4) entender a metodologia científica qualitativa como instrumento da prática profissional; (5) compreender os resultados e análises presentes na comunicação científica.

Caracterização geral

Código

44009

Créditos

4

Professor responsável

Profª Doutora Conceição Calhau

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

·        Julie A. Lovegrove (Editor), Leanne Hodson (Editor), Sangita Sharma (Editor), Susan A.

·        Lanham-New (Editor). (2015). Wiley-Blackwell Nutrition Research Methodologies

·        Publicações cientificas atuais

Método de ensino

Os objetivos de aprendizagem da UC requerem uma metodologia de ensino que respeite a proximidade regular com o trabalho e progresso dos estudantes, o respeito pela diversidade das abordagens e a consideração da singularidade dos casos individuais e os traga para a linha da frente do processo de ensino-aprendizagem. Estes princípios de partida são justamente contemplados na metodologia adotada.

Método de avaliação

No módulo 1, os estudantes terão aulas de laboratório, quer para o contacto com o modelo animal, quer para a manipulação de linhas celulares.

Avaliação: A UC terá no final uma prova escrita que consiste na apresentação de problemas e o estudante deve apresentar propostas de resposta com desenho de estudos experimentais, fundamentando. Esta UC tem ainda uma componente de avaliação contínua que decorre ao longo das aulas TP. Nestas aulas o estudante é confrontado com a aplicação dos conhecimentos transmitidos ao longo das aulas T. Nestas aulas TP serão também apresentados artigos científicos para discussão.

Conteúdo

Módulo 1
Método científico em Ciências da Nutrição.
Modelo experimental animal (Rato, Ratinho ou outros) – requisitos, vantagens e desvantagens destes modelos. Modelos animais mais usados para as diferentes doenças metabólicas: animais knockout, transgénicos, doença induzida pela dieta, entre outros.
Modelo experimental de culturas de células ou de tecidos.
Investigação de translação em Nutrição

 Módulo 2
Apresentação e discussão da LIC (Lei de Investigação Clínica). Particularidades em estudos clínicos de Nutrição.
Regulamentação europeia para alegações nutricionais e de saúde.
Desenho de estudos clínicos em nutrição: leges artis. Particularidades de desenho experimental (estudos de intervenção e de observação). 

Módulo 3
Particularidades éticas e deontológicas nestes estudos.
Registo do estudo clínico. Documentos necessários para aprovação por Comissão de Ética Competente.
Estudos clínicos e Comissão Nacional de Proteção de Dados.

Módulo 4
A escrita científica.
A divulgação da ciência.
O exercício da profissão baseado na evidência.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: