Projecto de Dissertação

Objectivos

Pretende-se com esta UC que os estudantes sejam capazes de: a) desenhar um projeto de investigação; b) demonstrar capacidade reflexiva e argumentativa; c) construir textos escritos seguindo guidelines e regras éticas vigentes no meio científico; d) escolher, e fundamentar as suas escolhas, por um protocolo experimental adequado aos objetivos; e) trabalhar em equipa multidisciplinar de forma a desenhar projetos realísticos e em abordagens holísticas; f) comunicar, oralmente e por escrito,  e disseminar ciência entre pares e para os parceiros não científicos, tais como meios de comunicação social, indústria farmacéutica e alimentar.

A investigação daqui resultante deverá pautar-se por critérios de originalidade e rigor científico. A um nível mais transversal, deverá ainda: (1) contribuir para alargar os limites do corpus de saberes relativos ao domínio específico em causa, (2) contribuir para aumentar a qualidade dos contextos profissionais e académicos nos quais ela se desenvolve.

Caracterização geral

Código

44010

Créditos

5.5

Professor responsável

Profª Doutora Ana Isabel Faria

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

 

Bibliografia

·        Day, R.A. and Gastel, B. (2012). How to Write & Publish a Scientific Paper. Cambridge, UK: Cambridge University Press.  ISBN: 031333040

·        Blum, D.; Knudson, M. and Henig,R. M. (2006). Field Guide for Science Writers: The Official Guide of the National Association of Science Writers. Oxford, UK: Oxford University Press. ISBN 0-19-517498-4

·        Anholt, R. (2006). Dazzle‘em with Style: the Art of Oral Scientific Presentation. London, UK: Elsevier Academic Press. ISBN: 0-12-369452-3

·        Druker, P. F. (2005). Managing oneself. Harvard, USA: Harvard Business Press. ISBN: 978-1-4221-2312-6

Método de ensino

Os métodos de ensino, combinando exposição e aulas teóricas da responsabilidade do docente e apresentação de textos e de temas de investigação por parte dos estudantes, permitem que estes desenvolvam o seu próprio trajeto pessoal de aprendizagem das metodologias de investigação, através da discussão de textos e do incentivo à reflexão e à escrita. 

Em estreita complementaridade com as restantes propostas curriculares do curso, em particular com a unidade curricular de dissertação, esta unidade tem por finalidade contribuir para que os estudantes adquiram um conjunto de competências que os tornem aptos a conceber e desenvolver, com um elevado grau de autonomia, um projeto de investigação tendo em vista a obtenção do respetivo grau académico.

Método de avaliação

Desenvolvem-se um conjunto de atividades científico-pedagógicas, que apontam para consolidar as competências dos estudantes a partir da realização de sessões de debate e reflexivas de aprendizagem. Há assuntos que são debatidos oralmente e registados por escrito, sempre à luz dos diferentes projetos de investigação que os estudantes vão desenvolvendo ao longo da UC, para isso:

·        Apresentam-se e discutem-se temas.

·        Estudo de casos e exercícios; com recurso a computador.

·        Acompanhamento do planeamento de um projeto de investigação.

·        Utilização de Software especifico: EndNote.

A avaliação será o resultado do trabalho apresentado como projeto de investigação, valorizando-se quer o conteúdo do projeto, forma como também a capacidade de discussão com o docente tutor, e ainda a forma como é capaz de argumentar as suas escolhas (100%). Ficam aprovados os alunos com nota igual ou superior a 10 (0 a 20) valores.

Conteúdo

Módulo 1

Conceitos gerais sobre estrutura e gestão de projetos científicos de translação em áreas prioritárias da Nutrição Humana

Módulo 2

Redes internacionais de ensaios clínicos

Redes nacionais e internacionais de investigação em nutrição clínica

 

Módulo 3

Estratégias de comunicação em ciência, escrita e oral

 

Módulo 4

Liderança em projetos

 

Módulo 5

Reflexão e investigação em Prática de Gestão de Projetos

Introdução ao processo de investigação

Ética em investigação clínica

Pensamento crítico e reflexão crítica

Construção de uma revisão crítica da literatura
Desenho e gestão de investigação robusta

Módulo 6
‘Case studies’ e desenho do projeto de estágio

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: