Desenvolvimento de Projetos em Biomedicina

Objetivos

Sendo a comunicação uma parte fundamental da atividade de investigação, esta disciplina tem como objetivos promover conhecimentos e competências do estudante, em particular para que este possa:

·       Conhecer as bases teo´ricas de comunicac¸a~o e de como estas se aplicam a` atividade de investigac¸a~o;

·       Treinar os formatos cla´ssicos e não clássicos de comunicac¸a~o entre pares;

·       Aprofundar o conhecimento sobre o processo de publicac¸a~o cienti´fica e de avaliac¸a~o entre pares;

·       Desenvolver aptidões de escrita e estrutura científica em inglês;

·       Desenvolver capacidades colaborativas relevantes no a^mbito de equipas cienti´ficas e multidisciplinares;

·        Desenvolver uma visão de estratégias de evolução na carreira científica e afins;

·        Compreender e contextualizar os aspetos chave da comunicação entre cientistas e outros grupos profissionais ou sociais;

·        Preparar os estudantes para seguirem a sua área específica de interesse;

·        Capacitar o aluno para desenvolver um plano de investigação sustentável.

Caracterização geral

Código

101261

Créditos

12

Professor responsável

Prof.ª Doutora Maria Paula Borges de Lemos Macedo

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - A disponibilizar brevemente

Idioma de ensino

Português ou Inglês

Pré-requisitos

 

Bibliografia

• Divan A (2009) Communicating skills for the biosciences – A graduate guide. Oxford University Press Inc., New York.
• Doumont J (2010) ed. English Communication for Scientists. Cambridge, MA: NPG Education.
• Fraser J, Fuller, L and Hutber, G (2009) Creating effective conference abstracts and posters in Biomedicine. Radcliffe Publishing Ltd, UK.

• Fraser J and R. Cave R (2004) Presenting in Biomedicine. Radcliffe Publishing Ltd, UK.
• Hess GR, Tosney K and Liegel L (2010). Creating Effective Poster Presentations. In 
http://www.ncsu.edu/project/posters
• Johnson AM. (2011) Charting a course for a successful research career. A Guide for Early Career Researchers, 2nd Edition, Elsevier, USA.

• Sutcliffe H. (2012) A report on Responsible Research & Innovation. Prepared for DG Research and Innovation, Europe. 

 

Other recent bibliography that becomes relevant for the UC.

Método de ensino

Sessões de apresentação irão fornecer as bases conceptuais da comunicação em contexto científico. Os docentes desta disciplina são profissionais conceituados que irão, adicionalmente, treinar os estudantes nas diferentes vertentes de comunicação. Esta componente prática irá partir das experiências prévias dos estudantes. Por exemplo, treinar apresentaçõess em público; os exercícios de escrita irão basear-se, sempre que possível, em projetos multidisciplinares construídos pelos estudantes. Sessões de brainstorming (Que competências a desenvolver no PhD? O que melhorar nas minhas performances de comunicação?) e de “role play” (ex: analisar expectativas nas relações interpessoais num grupo de investigação) irão chamar os estudantes a um papel ativo na abordagem dos temas.

Método de avaliação

A avaliação será feita através dos exercícios práticos (75% da nota) e a participação do estudante nas discussões (25% da nota). 

Conteúdo

Os conteu´dos programa´ticos sa~o:

·        O que e´ comunicac¸a~o? Ferramentas teo´ricas;

·        Ter algo a comunicar: Gesta~o de resultados e projetos cienti´ficos;

·        Formatos cla´ssico e não classico de comunicac¸a~o entre a comunidade cienti´fica;

·        O processo de revisa~o por pares;

·        Elaborac¸a~o de projetos cienti´ficos, preparac¸a~o de apresentac¸o~es orais e semina´rios, e de artigos cienti´ficos, relac¸o~es interpessoais em cie^ncia (Relac¸a~o entre pares, “networking” eficaz) Escrita cienti´fica: eficaz e persuasiva para a investigac¸a~o cienti´fica;

·        Como construir e manipular corretamente imagens e esquemas cienti´ficos;

·        Comunicando-se a si pro´prio;

·        Comunicar o impacto e o investimento da/na cie^ncia;

·        Comunicac¸a~o estrate´gica em cie^ncia: perspectivas individual e institucional;

·        A cie^ncia nas agendas pu´blica e poli´tica.

·        Para que serve um doutoramento? Gesta~o e planificac¸a~o de carreiras de base cienti´fica.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: