Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

Cursos

Geral

Uma NOVA forma de estar nas ciências sociais, artes e humanidades
A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH) abriu portas em janeiro de 1978 como uma instituição de ensino que apostava nas ciências sociais e humanas, desafiando o protagonismo que então se dava às letras.  
Desde esse ano que o futuro começa aqui, na instituição que foi pioneira em muitas áreas do saber que acolhe, mas, sobretudo, na visão que desenvolveu para o ensino e a investigação, que culmina hoje num compromisso permanente: interdisciplinaridade, internacionalização e transferência de conhecimento para a sociedade.  
A sua NOVA forma de estar nas ciências sociais, nas artes e nas humanidades traduz-se nos números de excelência, nas pessoas que fazem parte da comunidade e nos desafios que supera diariamente.
Para o ano letivo 2020-21, a NOVA FCSH oferece 15 licenciaturas (uma delas com a variante de horário pós-laboral); 43 mestrados, dos quais nove em ensino; 24 doutoramentos; 14 pós-graduações e 1 curso de especialização.
A comunidade académica acolhe quase cinco mil estudantes, mais de 300 docentes, a maioria dos quais doutorados, e cerca de 1500 investigadores, dos quais 150 contratados. Oferece ainda mais de 400 protocolos de mobilidade em 22 países.
A liderança faz parte do seu ADN: ocupou o primeiro lugar na investigação em Ciências Sociais e Humanas em publicações mais citadas (ranking da CWTS Leiden de 2019); das 14 Unidades de Investigação avaliadas pela Fundação para a Ciência e Tecnologia, oito tiveram a classificação Excelente e quatro obtiveram Muito Bom; foi considerada a melhor universidade em Portugal para estudar artes e humanidades (ranking da Times Higher Education de 2017).
A NOVA FCSH ocupa dois campi: o da Avenida de Berna, onde são lecionados os cursos de licenciatura, mestrado e pós-graduação, e o de Campolide (Colégio Almada Negreiros), onde funcionam as Unidades de Investigação e os cursos de Doutoramento.

Estudantes em mobilidade

Programas de Mobilidade Internacional e Nacional
A internacionalização tem sido uma aposta da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas, que se tem vindo a afirmar como uma instituição que acolhe cada vez mais estudantes e professores de universidades internacionalmente reconhecidas. Participa em vários programas internacionais e possui parcerias de cooperação com diversas instituições de ensino superior internacionais com vista à mobilidade de estudantes através de protocolos bilaterais.

A nível nacional, a NOVA FCSH participa no Programa Almeida Garrett que visa promover a qualidade e reforçar a dimensão nacional do Ensino Superior.
Oferece a possibilidade de efetuar um período de estudos numa universidade nacional de acolhimento, com pleno reconhecimento académico.

O estudante inscrito na NOVA FCSH (outgoing) pode candidatar-se às Universidades a concurso durante os prazos de candidatura fixados anualmente. As informações estão disponíveis na Intranet da NOVA FCSH. 

A NOVA FCSH, através dos Gabinetes de Intercâmbio das instituições de origem, recebe informação sobre os estudantes selecionados (incoming) e, posteriormente, contacta-os para preenchimento da sua candidatura no Inforestudante. 
Após a chegada à Faculdade, o estudante de mobilidade deve dirigir-se ao NEIMA, 1º Piso do Edifício B (senha International/Erasmus), para efetuar o registo de chegada, onde lhe serão prestadas todas as informações necessárias.

Contacto: NEIMA - mobilidade@fcsh.unl.pt

Autoridades académicas

  • Conselho de Faculdade Presidente: Joana Gomes Cardoso. Personalidades externas: Joana Gomes Cardoso, João Duarte Fernandes, Maria Helena Roseta, Ricardo Araújo Pereira. Representantes dos Docentes e Investigadores: João Aires de Freitas Leal, Henrique Nuno Pires Severiano Teixeira, Salwa El-Shawan Castelo-Branco, Diogo Sasseti Ramada Curto, Maria Helena do Nascimento Rego Pereira Trindade Lopes, José Manuel Viegas Neves, João Mário Lourenço Bagão Grilo, Luís Vicente Baptista, Maria Margarida Abreu de Figueiredo Medeiros Mendes Godinho. Representante dos Estudantes: Bárbara de Carvalho Raposo. Representante dos trabalhadores não docentes e não investigadores: Pedro Manuel Coutinho Diniz de Sousa.
  • Diretor Francisco José Gomes Caramelo
  • Subdiretor - Estudantes Maria Antónia Diniz Caetano Coutinho
  • Subdiretor - Gestão Curricular e Avaliação Maria José Leitão Barroso Roxo
  • Subdiretor - Investigação Susana Salvaterra Trovão
  • Subdiretor-adjunto - Apoio à Gestão Curricular e Avaliação do Ensino Luís Manuel Aires Ventura Bernardo
  • Subdiretor-adjunto - Apoio à Gestão de Projetos de Investigação Catarina Maria dos Santos Guerra Tente
  • Subdiretor-adjunto - Comunicação António Maria Salvado Coxito Granado
  • Subdiretor-adjunto - Internacionalização e Relações Externas Fabrizio Macagno
  • Conselho Gestao Francisco Caramelo (Diretor); Isabel Antunes (Administradora Executiva); Susana Trovão, Maria José Roxo, Maria Antónia Coutinho (Vogais)
  • Conselho Científico Presidente: Francisco Caramelo; Membros efetivos: Susana Salvaterra Trovão, Maria José Roxo, Amélia Aguiar Andrade, Carlos Ceia, João Luís Lisboa, João Paulo Oliveira e Costa, Paulo Filipe Monteiro, Iva Pires, João Soeiro de Carvalho, Clara Maria Abreu Rowland, Clara Nunes Correia, Margarida Brito Alves, Catherine Moury, André Teixeira, Fabrizio Macagno
  • Conselho Pedagógico Presidente: Maria José Roxo (por delegação); Representantes dos Docentes e Investigadores: Alexandra Maria Pinheiro Pelucia; Luís Manuel Bernardo, Luís Miguel Chaves, Maria Zulmira Veríssimo Castanheira; Representantes dos Estudantes: Gonçalo João Dias Santos Veiga, Pedro Daniel Gomes Fernandes, Pedro Alexandre Amendoeira Mendes, Daniel Ricardo Pinho Anselmo
  • Conselho de Estudantes Presidente da AE da NOVA FCSH: Pedro Fernandes; Estudante eleita para o Conselho de Faculdade: Bárbara de Carvalho Raposo; Membros eleitos: Pedro Monteiro Costa Rodrigues de Sá Catarina Martins Carneiro Pires Rodrigo Dias Lourenço
  • Administrador Isabel Antunes

Matrícula e inscrição

Licenciatura
Estudantes colocados na NOVA FCSH, através do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior para 2020/21, realizam a respetiva matrícula/inscrição na plataforma inforestudante.fcsh.unl.pt com o apoio da Divisão Académica - Núcleo de Licenciaturas, no prazo que vier a ser fixado pela Direção-Geral de Ensino Superior. Além do pagamento da 1.ª prestação de propinas, custo administrativo e seguro escolar, deverão ainda apresentar os seguintes documentos:
- Documento de Identificação: Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão ou Passaporte (original para confirmação de dados);
- Número de contribuinte (original para confirmação de dados).

Estudantes que apresentam candidatura através dos Concursos Especiais (Maiores de 23 anos e Titulares de cursos médios e superiores) e através dos regimes de Mudança de par Instituição/Curso e Reingresso realizam a respetiva matrícula/inscrição na plataforma inforestudante.fcsh.unl.pt com o apoio da Divisão Académica - Núcleo de Licenciaturas, após decisão sobre o respetivo processo de candidatura.

Para a admissão a cursos de 1º ciclo ao abrigo do Estatuto do Estudante Internacional, por favor consulte http://fcsh.unl.pt/internacional/admissoes-e-contactos

Mestrado
Após o processo de seleção de candidaturas, os estudantes que vierem a ser admitidos realizam a respetiva matrícula/inscrição na plataforma inforestudante.fcsh.unl.pt com o apoio da Divisão Académica - Núcleo de Mestrados (ver calendário escolar neste Guia). Além do pagamento da 1ª. Prestação de propinas, custo administrativo e seguro escolar, deverão ainda apresentar os seguintes documentos:
- Documento de Identificação: Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão ou Passaporte (original para confirmação de dados);
- Número de contribuinte (original para confirmação de dados);
- Certificado de habilitações (original para confirmação de dados).

Doutoramento
Após o processo de seleção de candidaturas, os estudantes que vierem a ser admitidos, realizam a respetiva matrícula/inscrição na plataforma inforestudante.fcsh.unl.pt com o apoio da Divisão Académica-Núcleo de Doutoramentos. (ver calendário escolar neste Guia) Além do pagamento da 1ª. Prestação de propinas, custo administrativo e seguro escolar, deverão ainda entregar os seguintes documentos:
- Documento de Identificação: Bilhete de Identidade ou Cartão de Cidadão ou Passaporte (original para confirmação de dados);
- Número de contribuinte (original para confirmação de dados);
- Certificado de habilitações (original para confirmação de dados).

Informação prática

Bibliotecas

Biblioteca Mário Sottomayor Cardia
A Biblioteca Mário Sottomayor Cardia é assim designada desde 2008, na sequência de uma doação particular de cerca de 70 mil volumes por parte da família do Professor Mário Sottomayor Cardia, falecido em 2006. Esta biblioteca está aberta a estudantes, docentes, investigadores(as) e trabalhadores(as) da NOVA FCSH, bem como a qualquer pessoa interessada. Detentora de um acervo com mais de 150 mil títulos (142 mil monografias, 4 mil periódicos e 4 mil unidades de material não-livro) a BMSC afirma-se como uma biblioteca de referência na área das Ciências Sociais e Humanas.

Site: https://www.fcsh.unl.pt/faculdade/bibliotecas/bmsc/
E-mail: bibliotecamsc@fcsh.unl.pt
Localização: NOVA FCSH, Torre B, 1.º Piso
Horário:
Período de Aulas: 2.ª a 6.ª feira das 8h30 às 20h00. Sábados das 9h30 às 13h30.
Período de Férias: 2.ª a 6.ª feira das 9h30 às 17h00

Biblioteca Vitorino Magalhães Godinho
A Biblioteca Vitorino Magalhães Godinho é uma biblioteca especializada, vocacionada para a investigação e dirigida, sobretudo, a investigadores(as). É assim designada desde 2018, na sequência da doação da biblioteca do Professor Vitorino Magalhães Godinho, feita pela família à Faculdade. Para além desta biblioteca particular, a BVMG disponibiliza, ainda, os fundos documentais de 14 Unidades de Investigação da NOVA FCSH. Aqui se acolhe, também, a Biblioteca Samuel Schwarz, uma coleção com características únicas e que versa, sobretudo, a história, cultura e religião do povo judeu, conservando obras que datam desde 1510 a 1953.

Site: https://www.fcsh.unl.pt/faculdade/bibliotecas/bvmg/
E-mail: bibliotecavmg@fcsh.unl.pt
Localização: NOVA FCSH, Colégio Almada Negreiros, 1.º Piso
Horário: 2.ª a 6.ª feira das 10h30 às 18h30

Mapoteca
A Mapoteca tem como principal missão disponibilizar a informação cartográfica aos estudantes e docentes de todos os Departamentos e Unidades de Investigação da NOVA FCSH. Possui um acervo de cartografia produzida por diversas Instituições, de diferentes edições e a diferentes escalas, que abrange o território nacional, bem como boa parte dos antigos territórios coloniais.

Site: https://www.fcsh.unl.pt/faculdade/bibliotecas/mapoteca/
E-mail: mapoteca@fcsh.unl.pt
Localização: NOVA FCSH, Bloco B1, 1.º Piso
Horário: 2.ª a 6.ª feira das 9h30 às 17h30

Outros equipamentos

Laboratórios | Estúdios | Sala de informática (com sistema de impressão self service) | Rede Wireless | Espaços de estudo

Programas de intercâmbio

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas (NOVA FCSH) participa em diversos programas europeus e globais, nomeadamente:
- Erasmus+
- Erasmus-Mundus
- Bolsas Santander Universidades
- CIEE - College Study Abroad
- SiPn - Study in Portugal Network
A NOVA FCSH possui ainda múltiplas parcerias de cooperação com diversas instituições de ensino superior internacionais com vista à mobilidade dos estudantes através de protocolos bilaterais.

Estágios

A NOVA FCSH apoia a integração profissional dos seus estudantes, promovendo diferentes ações que visam potenciar a sua exposição ao mercado de trabalho, bem como o empreendedorismo como meio de desenvolvimento pessoal e profissional.
O Núcleo de Integração Profissional e de Antigos Alunos desenvolve os seguintes eixos de atividade:
- Aconselhamento e orientação dos estudantes e recém-diplomados no seu processo de inserção profissional;
- Promoção de ações formativas orientadas para a empregabilidade dos estudantes e diplomados da NOVA FCSH;
- Fomento e apoio ao empreendedorismo e à criação de autoemprego;
- Prospeção, angariação e divulgação de ofertas de estágio profissionais e de emprego aos estudantes e recém-diplomados da NOVA FCSH;
- Apoio às Empresas (receção e divulgação de ofertas profissionais; apoio nos processos de recrutamento e disponibilização de espaços para a divulgação de ofertas de estágio e emprego).


Prémios & bolsas

A NOVA FCSH dispõe de um conjunto de bolsas de estudo para estudantes de Licenciatura, Mestrado e de Doutoramento que visam apoiar e premiar o mérito dos seus estudantes.
- Bolsas ESTUDAR+
- Bolsas Santander Futuro 
- Bolsas TOP
- Bolsas de Mérito NOVA
- Bolsas de Estudo dos Serviços de Ação Social da Universidade NOVA de Lisboa


Cursos de línguas

Cursos de Língua Portuguesa para estrangeiros
Coordenação: Professora Doutora Susana Correia
Cursos semestrais | Cursos de Verão
Mais informações em http://ple.fcsh.unl.pt/

ILNOVA - Instituto de Línguas da Universidade Nova de Lisboa
Diretor: Professor Doutor Carlos Ceia
Vice-diretora: Professora Doutora Isabel Oliveira Martins
Contactos: http://ilnova.fcsh.unl.pt/
E-mail: ilnova@fcsh.unl.pt

Serviços de alimentação

Os estudantes da NOVA FCSH dispõem de uma cantina SASNOVA que serve refeições, incluindo pratos vegetarianos, a preços sociais. Os estudantes podem, ainda, utilizar qualquer cantina da Universidade NOVA de Lisboa, ou qualquer unidade de alimentação dos outros estabelecimentos de ensino superior público de Lisboa (é necessário mostrar cartão de estudante).
Para além da unidade de alimentação/cantina a cargo dos Serviços de Ação Social, a NOVA FCSH dispõe ainda de:
- Snack-bar SASNOVA - situado no Piso 0 da Torre B
Horário: das 7h30 às 20h.
- Restaurante Com Sabor - situado no campus da faculdade
Horário: das 8h às 22h.


Instalações com resposta a necessidades especiais

A Faculdade disponibiliza aos estudantes com necessidades especiais: Rampas de acesso até aos elevadores (Torre B e Torre A); Casas de banho adaptadas em todos os edifícios e pisos.

No Núcleo de Informática, localizado no Bloco B2, encontram-se disponíveis os seguintes equipamentos informáticos especialmente adaptados ao uso de invisuais e amblíopes:
- JAWS 11.0: Leitor de ecrã que transmite ao utilizador, através de voz, o conteúdo que se encontra no ecrã do computador.
- Openbook: Software de reconhecimento de caracteres OCR que, ligado a um scanner, converte em formato acessível os documentos digitalizados.
- Magic 11.0: Software de ampliação utilizado para pessoas com baixa visão que necessitam de ampliar a informação que está no computador.
- Winbraille: Software que permite interagir com a impressora Índex Everest, permitindo a impressão de documentos em Braille.
- Impressora Braille Índex Everest

Os estudantes que considerem necessitar de apoio específico no seu percurso académico na Faculdade, seja a nível pedagógico, seja no que diz respeito a questões de mobilidade ou outras, deverão requerer o Estatuto do Estudante com Necessidades Educativas Especiais.
Para este efeito, devem preencher o requerimento correspondente, anexando o relatório/parecer médico, nos termos do Artigo 2º do Regulamento do Estudante com Necessidades Educativas Especiais da Universidade NOVA de Lisboa, após a sua inscrição na NOVA FCSH.
Contactos: Núcleo de Apoio ao Aluno e Candidato (NAAC) - naac@fcsh.unl.pt
 


Associações de estudantes

Associação de estudantes
ae@fcsh.unl.pt


http://ae.fcsh.unl.pt/

Outra informação

Escola de Verão
Coordenação: Professora Doutora Clara Nunes Correia
A NOVA FCSH realiza, todos os anos, de julho a setembro, a sua já tradicional Escola de Verão.Esta Escola oferece um conjunto de cursos intensivos e de curta duração em todas áreas das Ciências Sociais e Humanas.Destinados a um público diversificado, de Portugal ou do resto do mundo, os cursos têm como objetivo apresentar, discutir e trabalhar, de forma sucinta mas intensiva, temas genéricos ou matérias especificas dos diferentes saberes que caracterizam a NOVA FCSH. Os cursos constituem, nesse sentido, um espaço de atualização e reflexão crítica sobre essas temáticas, inserindo-se num projeto de formação continua ou de suplemento ao diploma.

Estudantes da NOVA FCSH ou de outras faculdades ou universidades, professores, especialistas que pretendam desenvolver ou atualizar os seus próprios conhecimentos encontrarão na variada oferta da Escola de Verão um espaço privilegiado de diálogo. Da mesma forma, um público mais geral, que pretenda apenas alargar os seus horizontes ou satisfazer o desejo de exercitar as suas capacidades inteletuais, encontrará na frequência dos cursos da Escola de Verão um espaço aliciante de trabalho. Os cursos de Verão pretendem ainda funcionar como um ponto de encontro universitário entre Portugal , os países de língua portuguesa, a Europa e o resto do mundo. Mediante avaliação, os estudantes universitários poderão ainda obter créditos através dos cursos da Escola de Verão. Os cursos, na sua maioria, estão igualmente acreditados para professores dos ensinos Básico e Secundário.

Contactos:Escola de Verão
Tel: 21 790 83 83
http://verao.fcsh.unl.pt
E-mail: ev.secretariado@fcsh.unl.pt

Centro de Inovação
O Centro de Inovação é uma estrutura dedicada ao apoio à criação e desenvolvimento inicial de empresas, cooperativas e outros projetos económicos de base científica dos estudantes, recém-diplomados, alumni, docentes e investigadores da NOVA FCSH, e à transferência de conhecimento entre a Faculdade, as suas unidades de investigação e agentes económicos nas áreas das ciências sociais, das artes e das humanidades. Mais informações no site da NOVA FCSH.

Calendário escolar

Calendário Académico - 1.ºCiclo - Inscrições em Unidades Curriculares (estudantes inscritos no ano letivo anterior ao atual): 2020-08-27 -> 2020-09-04

Calendário Académico - 2.ºCiclo - Candidaturas - 1.ª Fase - 1.º semestre: 2020-02-17 -> 2020-03-29

Calendário Académico - 2.ºCiclo - Candidaturas - 2ª Fase/Pós-graduações (apenas para os cursos com vagas sobrantes): 2020-03-30 -> 2020-06-19

Calendário Académico - 2.ºCiclo/Pós-graduações - Matrículas/inscrições só em UC do 1.º semestre (candidatos admitidos na 1.ª fase): 2020-04-23 -> 2020-04-30

Calendário Académico - 2.ºCiclo - Registo da componente não letiva (no InforEstudante) - 1.º semestre: 2020-06-01 -> 2020-09-30

Calendário Académico - 2.ºCiclo/Pós-graduações - Matrículas/inscrições em UC dos candidatos admitidos na 2.ª fase - 1.º semestre: 2020-07-16 -> 2020-07-27

Calendário Académico - 3.ºCiclo - Candidaturas (1.ª fase): 2020-02-17 -> 2020-03-29

Calendário Académico - 3.ºCiclo - Candidaturas (2.ª fase) apenas para os cursos com vagas sobrantes: 2020-03-30 -> 2020-06-19

Calendário Académico - 3.ºCiclo - Matrículas/inscrições/Creditações - 1º semestre (candidatos admitidos na 1.ª fase): 2020-04-23 -> 2020-04-30

Calendário Académico - 3.ºCiclo - Matrículas/inscrições/Creditações - 1.º semestre (candidatos admitidos na 2.ª fase): 2020-07-16 -> 2020-07-27

Calendário Académico - Interrupção letiva de Natal: 2020-12-21 -> 2021-01-03

Calendário Académico - Interrupção letiva de Carnaval: 2021-02-15 -> 2021-02-16

Calendário Académico - Interrupção letiva de Páscoa: 2021-03-29 -> 2021-04-05