Pós-Graduação em Estudos Estratégicos e de Segurança

Objetivos educativos

Os objetivos gerais podem ser sintetizados nos seguintes:

• Proporcionar um elevado grau de preparação teórica e aplicada contribuindo para a qualificação dos candidatos no exercício de funções de liderança ou de assessoria técnica, nas estruturas públicas do Estado, nas empresas, em organismos privados e no quadro da sociedade civil no atual contexto de relacionamento global, bem como em organizações governamentais, não governamentais, inter-governamentais e internacionais.
• Consolidar conhecimento num enquadramento teórico, prático e interdisciplinar sobre grandes questões nacionais e internacionais decorrentes dos desafios e oportunidades num contexto de segurança global, habilitando os participantes a melhor compreender e debater o quadro de transformações do mundo contemporâneo;
• Dotar os participantes de um conjunto de conhecimentos e metodologias de análise, que permitam uma compreensão rigorosa dos assuntos de natureza global, regional e nacional na área da Segurança e Defesa, numa perspetiva multidimensional e multidisciplinar.
• Desenvolver competências de aplicação dos conhecimentos à formulação, equacionamento e resolução de problemas em contextos temáticos diversificados e conjunturas complexas, que envolvam a tomada de decisões no âmbito da segurança e defesa.

Caracterização geral

Código DGES

3889

Ciclo

Cursos de pós-graduação

Grau

Pós-Graduado

Acesso a outros cursos

Não aplicável.

Coordenador

Teresa Maria Ferreira Rodrigues

Data de abertura

2020-09-28

Número de vagas

30

Propinas

1600 Euros/ano

Horários

Presencial Pós-Laboral

Idioma de ensino

Língua Portuguesa

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Créditos totais: 60 ECTS (50 créditos realizados no programa de unidades de crédito obrigatórias e 10 créditos no quadro de opções condicionadas).

(1 ECTS - European Credit Transfer System = 28 horas de trabalho).

A Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade NOVA de Lisboa (NOVA FCSH), através de protocolo com o Instituto de Defesa Nacional (IDN), assegura o funcionamento da pós-graduação em Estudos Estratégicos e de Segurança.

Condições de acesso

As condições de acesso e ingresso no ciclo de estudos refletem as condições estabelecidas na legislação nacional, nomeadamente: - Ser titular do grau de licenciado (1º ciclo), ou equivalente legal; - Ser titular de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido pelo Conselho Científico (CC) da NOVA FCSH; - Ser detentor de um currículo académico, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Científico (CC) da NOVA FCSH. Os candidatos são selecionados e seriados tendo em conta os critérios definidos anualmente no edital de candidatura.

Regras de avaliação

Adota-se o regulamento de avaliação em vigor na instituição de acolhimento. Cada unidade curricular descreve detalhadamente os métodos de avaliação. 1) A frequência das unidades curriculares da pós-graduação não exige precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respetivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores.

Estrutura

Obrigatórias
Código Nome ECTS
722071105 Geopolítica e Geoestratégia 10.0
722071092 Globalização e Segurança 10.0
722071107 Processos de Decisão Estratégica 10.0
722071106 Segurança e Defesa Nacional 10.0
722091172 Teorias da Segurança e Gestão de Crises 10.0
Opções Condicionadas
Código Nome ECTS
Opções
722071086 Estudos de Segurança e Estratégia 10.0
Número de ECTS obrigatório: 10