Consumo Sustentável, Comportamentos Pró-ambientais e Estilos de Vida
Objetivos
Parte dos problemas ambientais que as sociedades contemporâneas enfrentam resultam de padrões de consumo não sustentáveis que se generalizaram nos países mais desenvolvidos. Essa situação irá agravar-se com o crescimento das classes médias nas economias emergentes, que tendem a copiar os modelos de comportamento e de consumo das classes médias dos países desenvolvidos. O estilo de vida e os padrões de consumo típicos da América do Norte e da Europa estão a globalizar-se no século XXI, o que não é sustentável e implica um processo de mudança.
Pretende-se que os alunos compreendam e discutam, de forma crítica:
a) A relação entre consumo, estilos de vida e desenvolvimento sustentável;
b) as questões éticas, sociais, eeconómicas e ambientais que decorrem da sociedade do hiperconsumo;
c) as relações entre consumo, produção de resíduos, equidade, segurança alimentar e felicidade;
d) os processos de mudança para estilos de vida mais sustentáveis bem como as barreiras que os condicionam.
Caracterização geral
Código
73220106
Créditos
10.0
Professor responsável
Iva Maria Miranda Pires
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
Assadourian, Erik (2010) The Rise and Fall of Consumer Cultures, in Transforming Cultures From Consumerism to Sustainability, Worldwatch Institute, pp3-20
Baudrillard J.(2008) A Sociedade do Consumo. Lisboa: Edições 70
Bauman, Z. (2007) Consuming life. Cambridge: Polity Press
Bedford, T. (et all) (2010). Motivations for Pro-environmental Behaviour: A report to the Department for Environment, Food and Rural Affairs. London.
Eilam, E. & Trop, T. (2012). Environmental Attitudes and Environmental BehaviorWhich Is the Horse and Which Is the Cart?, Sustainability, 4, 2210-2246.
Featherstone, M. (2007). Consumer Culture and Postmodernism. Londres: Sage Publications
Jackson, T. (2007). Sustainable Consumption, in Atkinson, G (et all) Handbook of Sustainable Development. London: E. Elgar
Lipovetsky, G. (2009). A Felicidade Paradoxal. Ensaio sobre a Sociedade do Hiperconsumo. Lisboa: Edições 70
Urry, J. (2010). Consuming the planet to excess, Theory, Culture & Society, 27 (2-3), 191-212.
Método de ensino
Utiliza-se uma metodologia de ensino mista, combinando a apresentação de temas por parte do docente, com sessões de discussão colectiva, orientadas pelo docente, de artigos sobre as temáticas da unidade curricular, iniciadas com uma breve apresentação da problemática por parte de um dos alunos.
Método de avaliação
Cada aluno será convidado a fazer uma revisão crítica do trabalho de outro colega(20%), Trabalho escrito de investigação sobre um tema acordado com o docente que deverá ser objecto de apresentação oral e discussão, envolvendo todos os alunos, sobre a definição do problema, modo de abordagem, metodologia utilizada e principais conclusões. (80%)
Conteúdo
I. Introdução
Apresentação e discussão crítica dos conceitos de Sociedade do Consumo, Estilos de Vida e Desenvolvimento Sustentável.
II. Os Impactos Económicos, Sociais, Ambientais e Éticos do Consumo
1. A ideia dos limites do Planeta
2. Consumo e Resíduos
3. Consumo e Equidade
4. Consumo, Desperdício Alimentar e Segurança Alimentar
5. Consumo e Felicidade
III. Consumo Sustentável
1. O que é o Consumo Sustentável
2. Políticas e Acções para um Consumo Sustentável
3. Motivando um Consumo Sustentável e Estilos de Vida Sustentáveis