Temáticas Aprofundadas de Estudos Artísticos

Objectivos

Pretende-se que os estudantes deste seminário:
a) - Tenham um contacto efectivo e crítico com a agenda internacional de temas, teorias, problemáticas e metodologias no campo dos Estudos Artísticos.
b) - Adquiram competências de debate e análise, no contexto de heterogeneidade da investigação internacional sobre a problemática artística.
c) - Reconheçam e particularizem a especificidade das suas investigações, observando os seus pontos de contacto com projectos de pesquisa com origem em outras realidades pedagógicas e científicas.
d) - Sejam capazes de mapear esclarecidamente, e com rigor, a dinâmica internacional de investigação na área e a sua articulação com as instituições artísticas: instituições de produção, circulação, exibição, curadoria, bem assim como científicas.

Caracterização geral

Código

73217151

Créditos

10.0

Professor responsável

João Mário Lourenço Bagão Grilo

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

Com uma estrutura pedagógica diversificada, a Bibliografia do seminário dependerá das propostas de formação que forem oferecidas por cada docente.

With a diversified educational structure, the seminar bibliography shall depend on the training proposals submitted by each member.

Método de ensino

Tratando-se de um seminário de doutoramento, as metodologias gerais seguirão o padrão
internacional habitual nestes cursos, isto é, exposição pelo docente de temáticas, problemas, materiais artísticos e referências bibliográficas; exploração crítica e orientada dessa diversidade de materiais pelos estudante.

Método de avaliação

Avaliação contínua e apresentação de um trabalho final.(100%)

Conteúdo

Este Seminário é realizado com a colaboração do Serviço de Educação e do Centro de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian, cujo apoio a este Curso de Doutoramento, possibilita a contratação de especialistas internacionais par a sua docência.
Tome-se por referência que, para cada edição do Curso serão convidados 2 especialistas, cada um deles explorando um tema da sua própria agenda de investigação. Estas duas participações serão diferenciadas no tempo e efectivar-se-ão através de duas residências com a duração de 5 semanas cada, durante as quais será cumprido o serviço docente do seminário e serão desenvolvidas algumas acções de apoio à investigação dos estudantes, designadamente em articulação com os seus orientadores.
Por estas razões, não se podem aqui descriminar conteúdos programáticos, antes reafirmar que este Seminário funcionará como um ponto de contacto essencial entre o Curso de Doutoramento e a agenda internacional de investigação na área dos Estudos Artísticos.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: