Projecto de Investigação em Estudos Artísticos

Objectivos

Pretende-se que os estudantes:
a) Sejam capazes de aplicar competências e aptidões teóricas, analíticas e metodológicas na construção de um projecto de tese de doutoramento.
b) Desenvolvam capacidades de debate em investigação científica e artística, através da discussão pública, com os seus pares, do projecto de tese e da evolução das suas diferentes etapas.

Caracterização geral

Código

73217156

Créditos

30.0

Professor responsável

Maria Irene Ângelo Aparício Veríssimo

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 840

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

A bibliografia recomendada é configurada individualmente, em função do projecto de tese do estudante. Globalmente, todos os estudantes deverão seguir um esquema de organização do seu projecto de pesquisa, tal como preceituado no seguinte título bibliográfico:/The recommended bibliography is structured on an individual basis in accordance with the student´s dissertation project. Overall, every student follows the broad scheme of research project organisation as set out in the following work:
Foss, Sonja K. e William Waters. Destination Dissertation: A Traveler’s Guide to a Done Dissertation. Boulder: Rowman and Littlefield Publishers, Inc. , 2007

Método de ensino

Orientação tutorial, participação em projectos e redes de pesquisa, pesquisas exploratórias, actividades de discussão dirigidas à aquisição de competências e hábitos de reflexividade, critica intersubjectiva e de exposição clara de conhecimentos.

Método de avaliação

Os procedimentos relativos à avaliação desta unidade curricular reflectem a progressão da organização do projecto de tese, bem como a qualidade da participação activa dos estudantes no seminário, quer na apresentação do seu próprio projecto, quer no acompanhamento e discussão dos projectos do grupo de trabalho do seminário.(100%)

Conteúdo

Ao longo deste seminário, os estudantes têm como principal objectivo a elaboração de um projecto de investigação conducente a uma tese de doutoramento na área dos Estudos Artísticos. Este processo deve ser acompanhado por todos os docentes e intensamente participado pelos estudantes. As aprendizagens comuns incidem no treino de articulações entre linguagens teórico-conceptuais e metodológicas pertinentes para a construção de projectos de pesquisa concretos. Reserva-se a aprendizagem e aquisição de perspectivas analíticas específicas para o âmbito das orientações tutoriais.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: