Mestrado em Estudos Portugueses

Objetivos educativos

1) Aprofundar a reflexão teórica, consolidar e complementar os conhecimentos histórico-literários e histórico-culturais adquiridos no 1º ciclo;
2) Obter competências teóricas e metodológicas de investigação científica na área das literaturas e culturas de expressão portuguesa, na sua relação com outras culturas, designadamente: competências de problematização e definição de objetos de estudo pertinentes, de seleção e recolha de informação relevante de natureza bibliográfica, documental, etnográfica e/ou testemunhal, de organização de acervos e de análise crítica, processamento e interpretação das informações;
3) Adquirir capacidade de conceber e efetuar abordagens originais de temas culturais e literários, fundamentadas nos conhecimentos e nas competências referidas nos pontos antecedentes;
4) Desenvolver a capacidade de aplicação dos conhecimentos e das competências adquiridas a situações novas;
5) Potenciar a capacidade para identificar problemas ou lacunas no conhecimento adquirido sobre a literatura e a cultura portuguesas, de desenvolver soluções adequadas e emitir juízos críticos em situações de informação limitada ou incompleta, baseadas em investigação pessoal e enquadradas numa reflexão de carácter ético e social que lide com a pluralidade e a interação das culturas e dos critérios estéticos e literários;
6) Adquirir competências de análise, exposição, e síntese rigorosas dos conhecimentos, dos problemas, dos procedimentos e dos resultados da investigação, na oralidade e na escrita;
7) Adquirir a capacidade de desenvolver um trabalho de pesquisa rigoroso e sistemático, conducente à elaboração de uma dissertação;
8) Adquirir conhecimentos e competências que permitam manter a aprendizagem, de modo autónomo, ao longo da vida.

Caracterização geral

Código DGES

6121

Ciclo

Mestrado (2.º Ciclo)

Grau

Mestre

Acesso a outros cursos

Acesso a ciclos de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH/NOVA.

Curso reconhecido para efeitos de progressão de carreira dos professores do(s) grupo(s) de recrutamento 300 e 310, como previsto no Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Coordenador

Maria Teresa Alves de Araújo

Data de abertura

2020-09-28

Número de vagas

15

Propinas

1200 Euros/ano ou 2500 Euros/ano (para estudantes estrangeiros)

Horários

Presencial Pós-Laboral

Idioma de ensino

Língua Portuguesa

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 2 anos/4 semestres
Créditos totais: 120 créditos (60 em unidades curriculares + 60 na componente não letiva)
Modalidades de componente não letiva: Dissertação ou Trabalho de Projeto ou Estágio com Relatório.
O aluno realiza 40 créditos no conjunto das unidades letivas oferecidas. O aluno realiza ainda 20 créditos em regime de opção livre (em unidades curriculares de nível pós-graduado da FCSH/NOVA, da UNL, ou de outras instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante protocolo).
No 3.º semestre o aluno realiza obrigatoriamente um seminário de acompanhamento da componente não letiva (5 ECTS).
O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.

Condições de acesso

As condições de acesso e ingresso no ciclo de estudos reflectem as condições estabelecidas na legislação nacional, nomeadamente: a)Possuir o grau de licenciado, ou equivalente legal; b)Titulares de um grau académico estrangeiro que seja reconhecido pelo Conselho Científico (CC) da FCSH; c)Ser detentor de um currículo académico, científico ou profissional, reconhecido pelo CC da FCSH. Os candidatos são seleccionados e seriados tendo em conta a classificação de licenciatura, o currículo académico e científico e a experiência profissional. Poderá ser realizada entrevista, designadamente nos casos em que se pretenda esclarecer aspectos relativos à candidatura.

Regras de avaliação

Ao diploma de pós-graduação é atribuída uma classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do diploma de pós-graduação é a média, por crédito, das classificações obtidas nas unidades curriculares em que o aluno realizou os 60 créditos da componente curricular do mestrado. Ao grau de mestre é atribuída a classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do grau de mestre será a média da classificação final da componente curricular do curso, com o peso de 40%, e da classificação atribuída à dissertação, ou ao trabalho de projeto ou ao estágio com relatório, com o peso de 60%.

Estrutura

OPÇÃO CONDICIONADA 1 A 4
Código Nome ECTS
Opções
722091162 Estudos de Literatura Tradicional 10.0
722091129 Estudos do Modernismo 10.0
722091130 História do Livro 10.0
722091127 Humanística Digital 10.0
722091081 Literatura Portuguesa Contemporânea 10.0
722091133 Problemática da Crítica Literária 10.0
722091140 Seminário de Orientação e Escrita 10.0
722091124 Temas de Cultura Portuguesa 10.0
722091126 Temas de Literatura em Português 10.0
722160003 Teoria da Cultura 10.0
722091106 Tópicos de Teoria da Literatura 10.0
Número de ECTS obrigatório: 40
OPÇÃO CONDICIONADA 5
Código Nome ECTS
Opções
722091157 Dissertação em Estudos Portugueses 55.0
722091144 Estágio com Relatório em Estudos Portugueses 55.0
Número de ECTS obrigatório: 55
Obrigatórias
Código Nome ECTS
722091141 Seminário de acompanhamento Dissertação/Trabalho de Projecto/Estágio com Relatório (Estudos Portugueses) 5.0
REGRA QUE PERMITE INSCRIÇÃO EM UM MÁXIMO DE 10 ECTS QUE PODEM SER OBTIDOS EM UNIDADES CURRICULARES DE NÍVEL PÓS-GRADUADO E MESTRADO DA FCSH, OU DE OUTRAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR NACIONAIS OU ESTRANGEIRAS, MEDIANTE PROTOCOLO.