Problemática da Crítica Literária
Objetivos
Espera-se que os estudantes do seminário fiquem a conhecer um conjunto de questões recorrentes no debate que estrutura, desde o Romantismo até hoje, o campo da crítica literária. Propõe se que esse conhecimento seja construído a partir de debates recentes que puseram em questão a própria legitimidade dos Estudos Literários enquanto domínio autónomo. Os estudantes deverão reconhecer e adotar terminologia avançada e ficar aptos a analisar o discurso crítico nas suas divisões internas e nas suas relações permanentes com a escrita literária e com outros campos das humanidades e das ciências sociais
Caracterização geral
Código
722091133
Créditos
10.0
Professor responsável
Gustavo Maximiliano Florencio Rubim
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
n.a.
Bibliografia
Paul de Man, Allegories of Reading. Figural Language in Rousseau, Nietzsche, Rilke and Proust. New Haven e Londres: Yale University Press, 1979.
___________, The Rhetoric of Romanticism, Nova Iorque: Columbia University Press, 1984.
___________, A Resistência à Teoria [The Resistance to Theory, 1986]. Trad. Teresa Louro Pérez. Lisboa: Edições 70, 1989.
___________, O Ponto de Vista da Cegueira [Blindness and Insight, 1971]. Trad. Miguel Tamen. Braga, Coimbra e Lisboa: Angelus Novus & Cotovia, 1999.
Método de ensino
Através de uma exposição teórica e da leitura e análise de textos serão problematizadas em aula questões conceptuais, históricas e retóricas dos textos e tópicos em apreço. Os alunos serão encorajados a debater os seus pontos de vista sobre esses textos e tópicos e ser-lhes-á solicitado que façam, pelo menos, uma apresentação oral.
Método de avaliação
Apresentação oral(30%), Ensaio final [4500-6000 palavras](70%)
Conteúdo
O programa tratará alguns tópicos fundamentais da crítica e da teoria literária a partir da discussão de um conjunto de ensaios de Paul de Man, apoiada, sempre que necessário, pela análise de alguns dos textos literários comentados pelo autor
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: