Seminário de Orientação e Escrita
Objetivos
A disponibilizar brevemente
Caracterização geral
Código
722091140
Créditos
10.0
Professor responsável
Gustavo Maximiliano Florencio Rubim
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem.
Bibliografia
ARTHES, Roland. Por onde começar?, Escritores, Intelectuais, Professores e outros ensaios.
Presença, 1975, p. 109-125.
BOOTH, Wayne C. / COLOMB, Gregory G. / WILLIAMS, Joseph M. The Craft of Research. 3rd
edition: The University of Chicago Press, 2008.
ECO, Umberto. Como se Faz uma Tese em Ciências Humanas. 13ª ed.: Presença, 2007.
GEORGES, Robert A. / JONES, Michael O. People Studying People: The Human Element in
Fieldwork. University of California Press, 1980.
GRAFF, Gerald / BIKERSTEIN, Cathy. They Say I Say. The Moves that Matter in Academic
Writing. Norton, 2006.
Método de ensino
Debates em torno de textos académicos e ensaísticos, quer propostos pelo docente, quer trazidos pelos estudantes, em função dos trabalhos de pesquisa que estão a realizar.
Sessões práticas de elaboração de textos, composição de bibliografias, pesquisa on-line ou em arquivos e bibliotecas.
Método de avaliação
Ensaio final (10-12 páginas), combinando um tópico bem definido com um corpus textual plural com ele diretamente relacionado(50%), Participação no seminário(25%), Pequeno ensaio intermédio (6 páginas), que terá de ser ou a análise de um texto ou a análise comparativa de dois textos(25%)
Conteúdo
1. Escolher um objeto de estudo, confiná-lo a um corpus, circunscrever um problema.
2. A decisão sobre o modelo de investigação e o tipo de enquadramento.
3. Planificação, primeiros esboços, revisão, definição de uma ideia.
4. Organização de argumentos e previsão de contra-argumentos.
5. Interpretação e problemas específicos da interpretação de interpretações.
6. Comentar, descrever, narrar, formular hipóteses, exemplificar, sublinhar.
7. Experimentar teorias, arriscar conceitos ou metáforas inéditas.
8. Introduções, conclusões e digressões.