Mestrado em História

Objetivos educativos

O Ciclo de Estudos estrutura -se de forma que, no final do seu percurso, o estudante demonstre:
1)conhecimentos aprofundados no campo da História e na área de especialização escolhida;
2)capacidade de integrar programas e ambientes de cooperação interpessoal numa área de investigação específica;
3)saber aplicar conhecimentos de forma criativa e interrogativa, gerindo o capital de informação heurístico e o património disciplinar da História numa área de especialização;
4)competências para planificar e apresentar de forma oral e escrita uma contribuição para o conhecimento historiográfico baseada numa investigação que tenha a ver com uma problemática específica e saber comunicá-la a especialistas e ao público em geral.

Caracterização geral

Código DGES

6158

Ciclo

Mestrado (2.º Ciclo)

Grau

Mestre

Acesso a outros cursos

Acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso, consulte-se as normas regulamentares dos cursos de doutoramento da NOVA FCSH.

Coordenador

Alexandra Maria Pinheiro Pelúcia

Data de abertura

2020-09-28

Número máximo de admissões

55

Propinas

1200 Euros/ano ou 2500 Euros/ano (para estudantes estrangeiros)

Horários

Presencial Pós-Laboral

Idioma de ensino

Língua Portuguesa

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 2 anos/4 semestres
Créditos totais: 120 créditos (60 em unidades curriculares + 60 na componente não letiva)
Modalidades de componente não letiva: Dissertação ou Trabalho de Projeto ou Estágio com Relatório.
O aluno realiza 50 créditos no conjunto das unidades letivas oferecidas. O aluno realiza ainda 10 créditos em regime de opção livre (em unidades curriculares de nível pós-graduado da FCSH, da UNL, ou de outras instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante protocolo).
No 3.º semestre o aluno realiza obrigatoriamente um seminário de acompanhamento da componente não letiva (5 ECTS).

O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.



Comptências:

a) Adquirir consciência de aquisições e de lacunas relativamente à formação obtida no 1º ciclo e promover a obtenção de novos conhecimentos;
b) Estabelecer um diálogo com os professores/orientadores na definição do programa de aquisição de conhecimentos e nas opções de investigação a seguir;
c) Aprofundar a capacidade de integrar programas e ambientes de cooperação interpessoal numa área de investigação específica;
d) Adquirir conhecimentos que possibilitem a compreensão e a gestão da dimensão internacional/mundial do processo de aquisição/ produção de conhecimentos aprofundados na área de especialidade escolhida;
e) Desenvolver e aprofundar os conhecimentos adquiridos no 1º ciclo na área de especialização escolhida;
f) Aplicar os conhecimentos adquiridos de forma criativa e interrogativa, gerindo o capital de informação heurístico e dominando a hermenêutica e o património disciplinar da História na sua área de especialização;
g) Adquirir a capacidade de compreensão e de resolução de problemas a partir do capital de conhecimentos obtidos, incluindo em áreas não familiares ou novas, a partir da perspetiva espácio-temporal e comparativa;
h) Ser capaz de operacionalizar os conhecimentos adquiridos de forma múltipla – integração de conhecimentos, resolução de questões concretas, proposta de soluções, emissão de juízos em situações de informação limitada ou incompleta;
i) Adquirir capacidade para planificar, levar a cabo e apresentar de forma oral e escrita, de acordo com os parâmetros da disciplina, seja uma contribuição para o conhecimento historiográfico baseada numa investigação que tenha a ver com uma problemática específica, seja um projeto de aplicação de conhecimento histórico e das capacidades de investigação inerentes ao desenvolvimento de fins de utilidade cultural e socioeconómica;
j) Adquirir competências que permitam expor de forma narrativa os resultados da investigação de acordo com os parâmetros da disciplina e, simultaneamente, de modo acessível e compreensível a um público não especializado;
k) Adquirir competências que permitam a sustentação de um processo de aprendizagem contínuo e permanente, ao longo da vida, com características de autonomia e auto-orientação.

Condições de acesso

As condições de acesso e ingresso no ciclo de estudos refletem as condições estabelecidas na legislação nacional, nomeadamente: -ser titular do grau de licenciado ou equivalente legal; -ser titular de um grau académico superior estrangeiro reconhecido pelo Conselho Científico da NOVA FCSH; -ser detentor de um currículo académico, científico ou profissional reconhecido pelo Conselho Científico da NOVA FCSH. Os candidatos são selecionados e seriados tendo em conta os critérios definidos anualmente no edital de candidatura.

Regras de avaliação

Ao diploma de pós-graduação é atribuída uma classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do diploma de pós-graduação é a média, por crédito, das classificações obtidas nas unidades curriculares em que o aluno realizou os 60 créditos da componente curricular do mestrado. Ao grau de mestre é atribuída a classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do grau de mestre será a média da classificação final da componente curricular do curso, com o peso de 40%, e da classificação atribuída à dissertação, ou ao trabalho de projeto ou ao estágio com relatório, com o peso de 60%.