Mestrado em Migrações, Inter-etnicidades e Transnacionalismo

Objetivos educativos

A realização do curso de mestrado em Migrações, Inter-Etnicidades e Transnacionalismo implica a aquisição dos seguintes conhecimentos e competências:

1. Dominar o vocabulário conceptual, as metodologias, as teorias multidisciplinares e as problemáticas no âmbito das migrações, da inter-etnicidade e do transnacionalismo;
2. Aprofundar a capacidade de contextualição histórico-económica e demográfica das antigas e novas dinâmicas migratórias que convergem para as áreas mais centrais do sistema-mundo e, nomeadamente, para os Estados Unidos e para a Europa, criando ou aumentando situações de pluri-etnicidade;
3. Aprofundar a capacidade de análise crítica de discursos de senso comum, mediáticos, político-ideológicos e de origem científica que convergem nesta área de especialização;
4. Aprofundar a capacidade de análise crítica de práticas profissionais em contextos institucionais relevantes (justiça, saúde, habitação, trabalho, escola, economia, racismo e xenofobia, etc.);
5. Adquirir comptetência de construção e prossecução semi-autónomas de projectos de investigação pertinentes nesta área;
6. Adquirir instrumentos indispensáveis para o estabelecimento de diagnósticos, desenho de propostas de intervenção e/ou na colaboração na monitorização, na construção de pareceres especializados e na avaliação de projectos de intervenção;
7. Adquirir compreensão do papel desempenhado pelos processos identitários nas relações inter-nacionais e inter-étnicas;
8. Aprofundar a capacidade de identificação de formas criativas emergentes na vida cívica e de boas práticas em relações inter-étnicas;
9. Aprofundar a capacidade de integração equilibrada de informações e de teorias provenientes de diferentes disciplinas e de colaboração em equipas multidisciplinares.

Caracterização geral

Código DGES

6196

Ciclo

Mestrado (2.º Ciclo)

Grau

Mestre

Acesso a outros cursos

Acesso a ciclos de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH/NOVA.

Curso reconhecido para efeitos de progressão de carreira dos professores do(s) grupo(s) de recrutamento 200, como previsto no Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Coordenador

Maria Dulce de Oliveira Pimentel Antunes

Data de abertura

2020-09-14

Número de vagas

15

Propinas

1300 Euros/ano ou 2700 Euros/ano (para estudantes estrangeiros)

Horários

Presencial Pós-Laboral

Idioma de ensino

Língua Portuguesa

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 2 anos/4 semestres
Créditos totais: 120 créditos (60 em unidades curriculares + 60 na componente não letiva)
Modalidades de componente não letiva: Dissertação ou Trabalho de Projeto ou Estágio com Relatório.
O aluno realiza 50 créditos no conjunto das unidades letivas oferecidas. O aluno realiza ainda 10 créditos em regime de opção livre (em unidades curriculares de nível pós-graduado da FCSH/NOVA, ou de outras instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante protocolo).
No 3.º semestre o aluno realiza obrigatoriamente um seminário de acompanhamento da componente não letiva (5 ECTS).
O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.

Condições de acesso

As condições de acesso e ingresso no ciclo de estudos reflectem as condições estabelecidas na legislação nacional, nomeadamente: a) Possuir o grau de licenciado, ou equivalente legal; b)Titulares de um grau académico estrangeiro que seja reconhecido pelo Conselho Científico (CC) da FCSH; c)Ser detentor de um currículo académico, científico ou profissional, reconhecido pelo CC da FCSH. Os candidatos são seleccionados e seriados tendo em conta a classificação de licenciatura, o currículo académico e científico e a experiência profissional. Poderá ser realizada entrevista, designadamente nos casos em que se pretenda esclarecer aspectos relativos à candidatura.

Regras de avaliação

Ao diploma de pós-graduação é atribuída uma classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do diploma de pós-graduação é a média, por crédito, das classificações obtidas nas unidades curriculares em que o aluno realizou os 60 créditos da componente curricular do mestrado. Ao grau de mestre é atribuída a classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do grau de mestre será a média da classificação final da componente curricular do curso, com o peso de 40%, e da classificação atribuída à dissertação, ou ao trabalho de projeto ou ao estágio com relatório, com o peso de 60%.