Etni-Cidades: Cosmopolitismo, Género e Diversidades
Objetivos
a) Aprofundar os debates sobre a relação entre mobilidades, a produção de identidades em diferentes domínios (etnicidade, classe, género, etc.), a sua relação com os territórios urbanos em que se produzem e cruzam e com a dimensão política que sobre estas intervém;
b) conhecer e discutir as diferentes propostas teóricas de enquadramento dos fluxos migratórios e da(s) diversidade(s), em particular em contextos urbanos bem como a compreensão da sua cronologia;
c) identificar e pensar criticamente sobre a pluralidade de modelos de operacionalização dos conceitos abordados e as correntes metodológicas que representam;
d) problematizar e compatibilizar os conceitos com terrenos complexos de pesquisa.
Caracterização geral
Código
722081130
Créditos
10.0
Professor responsável
Nuno Manuel Ferreira Dias
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
Não tem
Bibliografia
Anthias, F. (1993). Racialized Boundaries: Race, Nation, Gender, Colour and Class and the Anti-Racist Struggle. Routledge
Bendix, D., Franziska Müller and Aram Ziai (eds.) (2020). Beyond the Master’s Tools? Decolonizing Knowledge Orders, Research Methods and Teaching. London: Rowman & Littlefield
Domingos, N., Peralta, E. (org.) (2013). Cidade e Império. Dinâmicas coloniais e reconfigurações pós-coloniais. Lisboa: Edições 70
Hankivsky, O., Jordan-Zachery, J. S. (eds.) (2019). The Palgrave Handbook of Intersectionality in Public Policy. Cham: Palgrave Macmillan
Hooks, B. (2018). Não serei eu mulher? Orfeu Negro
Newman, K. (1999). No Shame in My Game, the working poor in the inner city. Vintage
Oliveira, N. (2020). Diversidade(s). Paradigmas, Modelos e Governança. Lisboa: Mundo
Peniche, A., Martins, B. S., Roldão, C., Louçã, F. (2020). Não Posso Ser Quem Somos? Identidades e Estratégia Política da Esquerda. Lisboa: Bertrand Editora
Método de ensino
As sessões serão dinamizadas pelo docente e eventuais convidadas/os em sessões pontuais e em todas haverá um momento de discussão da leitura recomendada. É esperado que as/os alunas/os realizem as leituras previamente à sessão.
Método de avaliação
Entrega de um ensaio escrito(70%), e apresentação de texto em aula(15%), e participação nas discussões de leituras recomendadas(15%)
Conteúdo
1. Mobilidade e contextos urbanos 2. Colonialismo, racialização e cidadania: a cidade como fronteira 3. Centros e periferias: imigração e pós-colonialidade 4. Intersecionalidade como método e como política. 5. Gerir a Diversidade, Gerir a cidade 6. Descolonizar categorias 7. Políticas de identidade, cultura e movimentos socias
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: