Mestrado em Ensino de Educação Musical no Ensino Básico

Objetivos educativos

Dotar os alunos de. -Conhecimento sobre a política educativa nacional e da sua evolução; -Capacidade de adequação das práticas pedagógicas e didácticas às especificidades das áreas disciplinares, dos níveis de ensino,dos alunos e dos meios escolares, e dos contextos multiculturais; -Competências de aprendizagem e investigação mobilizáveis para a auto-aprendizagem,a formação e desenvolvimento profissional ao longo da carreira; -Conhecimentos e competências que permitam ao aluno o exercício autónomo da docência em Educação Musical segundo as exigências programáticas,numa perspectiva de investigação e de formação contínuas para a prática profissional; -Desenvolvimento de competências pedagógicas da Formação de Professores do ensino da Música, aprofundando os conhecimentos científicos,tecnológicos e culturais e a sua aplicação prática; -Capacidade de reflexão na sistematização e aprofundamento dos conhecimentos sobre os processos de aprendizagem musical em diferentes contextos.

Caracterização geral

Código DGES

6406

Ciclo

Mestrado (2.º Ciclo)

Grau

Mestre

Acesso a outros cursos

Ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH/NOVA.

Coordenador

João Manuel Nunes da Silva Nogueira

Data de abertura

2020-09-14

Número de vagas

12

Propinas

1200 Euros/ano

Horários

Presencial Pós-Laboral

Idioma de ensino

Língua Portuguesa

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos totais: 120 créditos (70 em unidades curriculares + 50 na componente não letiva).
Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto na no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 50 créditos (45 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada e 5 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada).
O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.

Condições de acesso

As condições de acesso e ingresso estão estipulados no artigo 5º do regulamento do CE considerando as condições estabelecidas na legislação nacional, nomeadamente: a)Possuir o grau de licenciado, ou equivalente legal; b)Titulares de um grau académico estrangeiro que seja reconhecido pelo Conselho Científico (CC) da FCSH. Os candidatos deverão satisfazer ainda às exigências impostas pelo artigo 11º do DL 43/2007, de 22 de fevereiro,devendo ser possuidores de, pelo menos, 75% dos créditos referentes à formação na respetiva área de docência, isto é, 120 créditos em Prática Instrumental e Vocal, Formação Musical e em Ciências Musicais, sendo que em nenhuma destas áreas com menos de 25 créditos. Os candidatos são seleccionados e seriados tendo em conta a classificação de licenciatura, o curriculo académico e científico, a experiência profissional e a classificação da entrevista.

Regras de avaliação

1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos relativos à componente curricular do mestrado tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respetivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores. 4) A obtenção dos 60 créditos da componente letiva do mestrado precede a inscrição para a realização da Prática de Ensino Supervisionada. 5) Para a avaliação da componente não letiva consulte-se o regulamento interno da componente não letiva dos cursos de mestrado em ensino da FCSH/NOVA.