Mestrado em Ensino de Filosofia no Ensino Secundário

Objetivos educativos

- Compreensão das linhas orientadoras da política educativa nacional. - Capacidade de aplicação dos fundamentos pedagógicos, das didácticas e das metodologias de investigação. - Capacidade de adequação das práticas pedagógicas e didácticas à especificidade disciplinar, discente e circunstancial. - Capacidade de aplicação dos conhecimentos científicos, culturais, pedagógicos e didácticos em actividades de ensino-aprendizagem. - Capacidade de reflectir sobre as implicações éticas, sociais e culturais do exercício da actividade docente, no contexto do mundo actual, da política educativa e da formação cívica. - Competências de aprendizagem, formação e desenvolvimento profissionais contínuos. - Desenvolvimento do saber filosófico adquirido e capacidade de o aplicar na orientação da actividade lectiva. - Capacidade de elaborar uma leitura consistente do Programa de Filosofia. - Capacidade de planificar, de avaliar, de inovar no âmbito do processo de ensino-aprendizagem.

Caracterização geral

Código DGES

6459

Ciclo

Mestrado (2.º Ciclo)

Grau

Mestre

Acesso a outros cursos

Ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH/NOVA.

Coordenador

Luís Manuel Aires Ventura Bernardo

Data de abertura

2020-09-14

Número de vagas

10

Propinas

1200 Euros/ano

Horários

Presencial Pós-Laboral

Idioma de ensino

Língua Portuguesa

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 2 anos / 4 semestres Créditos totais: 120 créditos (70 em unidades curriculares + 50 na componente não letiva).
Para a realização da componente não letiva conducente ao grau de mestre, o aluno realiza, nos termos do disposto na no Decreto-Lei n.º 79/2014, de 14 de maio, a iniciação à prática profissional a que são atribuídos 50 créditos (45 ECTS correspondem à Prática de Ensino Supervisionada e 5 ECTS ao Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada).
O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.

Condições de acesso

As condições de acesso e ingresso no ciclo de estudos reflectem as condições estabelecidas na legislação nacional, nomeadamente: a) Possuir o grau de licenciado, ou equivalente legal; b)Titulares de um grau académico estrangeiro que seja reconhecido pelo Conselho Científico (CC) da FCSH; c)Ser detentor de um currículo académico, científico ou profissional, reconhecido pelo CC da FCSH. Os candidatos são seleccionados e seriados tendo em conta a classificação de licenciatura, o currículo académico e científico e a experiência profissional. Poderá ser realizada entrevista, designadamente nos casos em que se pretenda esclarecer aspectos relativos à candidatura.

Regras de avaliação

1) Para a frequência das unidades curriculares do mestrado não são exigidas precedências obrigatórias. 2) A avaliação de conhecimentos relativos à componente curricular do mestrado tem carácter individual e realizar-se-á no final dos semestres letivos. Serão considerados, na avaliação de conhecimentos, provas finais escritas e/ou orais, trabalhos ou outros elementos de avaliação levados a efeito pelos alunos no âmbito das diferentes unidades curriculares em condições a definir pelos respetivos docentes. O resultado da avaliação será expresso na escala numérica de 0 a 20 valores. 3) Considera-se aprovado numa unidade curricular o aluno que obtenha a classificação final igual ou superior a 10 valores. 4) A obtenção dos 60 créditos da componente letiva do mestrado precede a inscrição para a realização da Prática de Ensino Supervisionada. 5) Para a avaliação da componente não letiva consulte-se o regulamento interno da componente não letiva dos cursos de mestrado em ensino da FCSH/NOVA.