Questões de Ética
Objetivos
1.Elevado nível de compreensão do sentido e especificidade da Ética,da sua articulação com as restantes disciplinas filosóficas e as disciplinas científicas 2.Elevado nível de conhecimento da multiplicidade de abordagens desenvolvidas na tentativa de dar resposta aos problemas da Ética 3.Elevado nível de conhecimento dos conceitos relevantes no âmbito disciplinar da Ética 4.Elevada capacidade de analisar,comprar,criticar e usar esses conceitos,bem como de interpretar e discutir de forma autónoma concepções ou teses no âmbito disciplinar da Ética 5.Conhecimento aprofundado de textos fundamentais no âmbito da Ética,com domínio da tradição interpretativa,do estado atual da investigação e do universo da bibliografia pertinente 6.Realização de trabalho supervisionado de investigação no âmbito da Ética,que documente desenvolvimentos originais e corresponda a padrões de qualidade científica 7.Aquisição de competências para a realização autónoma de investigação no âmbito disciplinar da Ética
Caracterização geral
Código
722031043
Créditos
10.0
Professor responsável
Mário Jorge Pereira de Almeida Carvalho
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
FICHTE, J. G., Gesamtausgabe d. Bayerischen Akad. d. Wiss., Stuttgart-Bad Cannstatt, Fromann-Holzboog, 1962-2012
– The System of Ethics According to the Principles of the Wissenschaftslehre, Tr. D. Breazeale/G. Zöller, Cambridge, C.U.P., 2005
– Il sistema di etica secondo i principi della dottrina della scienza, ed. C. De Pascale,Tr. R. Cantoni, Roma/Bari, Laterza, 1994
HEGEL, G. W. F. , Gesammelte Werke, hrsg. v. d. Rheinisch-Westfälischen Akad. d. Wissenschaften, Hamburg, Meiner, 1968–.
– Werke in 20 Bänden, hrsg. v. E. Moldenhauer & K. M. Michel, Frankfurt a. M., Suhrkamp, 1971
– Phenomenology of Spirit, tr. T. Pinkard, Cambridge, C.U.P, 2017.
KANT, I., Kant's Gesammelte Schriften, hrsg. v. d. Preußischen Akad. d. Wiss. u. v. d. Deutschen Akad. d. Wiss., Berlin/Leipzig, Reimer/de Gruyter, 1902-
– Vorlesung zur Moralphilosophie, hrsg. v. W. Stark, Berlin/N.Y., De Gruyter, 2004
– Practical Philosophy, Tr. M. J. Gregor, Cambridge, C.U.P.,1996
Método de ensino
Unidade curricular de carácter teórico-prático.
Regime de Seminário.
Leitura, interpretação e comentário dos textos filosóficos pertinentes. Análise e discussão de questões de interpretação, bem como de teses e problemas em causa nos textos estudados.
As metodologias de ensino combinam a) uma análise exaustiva dos textos em causa (das suas diferentes partes, da respectiva conexão, do nexo com outros textos), b) a análise teórica de problemas filosóficos e c) a discussão de teses alternativas, objecções, contra-exemplos, etc
Método de avaliação
Elaboração de um trabalho escrito de investigação(75%), Participação nas sessões do seminário – intervenções orais (25%)
Conteúdo
Três concepções do imperativo categórico: Kant,Fichte, Hegel
As reflexões de Kant sobre a ética constituem um marco na história da ética. Mas um exame mais atento mostra que são muito mais intrincadas, multifacetadas e profundas do que habitualmente se descreve. A primeira tarefa deste seminário é redescobrir Kant.
Fichte e Hegel seguem as pisadas de Kant. Mas acabam por se afastar muito dele. A nossa segunda tarefa é seguir o peculiar modo como cada um deles pensa "com Kant contra Kant" em matéria de ética. De sorte que a) desafiam Kant, b) fazem aparecer o seu pensamento a uma nova luz c) se desafiam um ao outro, fazendo aparecer o pensamento do outro a uma nova luz.
O nosso propósito é seguir as complexas "partidas de xadrez" assim travadas entre Kant, Fichte e Hegel. O que está em causa não é apenas uma questão doxográfica, mas a própria questão de saber se o “dever” é mais do que uma pura miragem – e, em caso afirmativo, qual a sua natureza e implicações.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: