Questões de Filosofia do Conhecimento
Objetivos
Refletir e aprofundar a compreensão dos problemas da filosofia do conhecimento.
Adquirir informação sobre as principais orientações de algumas das teorias da epistemologia contemporânea.
Confrontar a problemática atual com os tópicos tradicionais da filosofia do conhecimento.
Equacionar e formular uma resposta refletida e coerente à questão filosófica sobre a natureza e possibilidade do conhecimento.
Caracterização geral
Código
722031046
Créditos
10.0
Professor responsável
Nuno Carlos da Silva Carvalho Costa Venturinha
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
COLIVA, A. (2010) Moore and Wittgenstein: Scepticism, Certainty and Common Sense. Basingstoke: Palgrave Macmillan.
– (2015) Extended Rationality: A Hinge Epistemology. Basingstoke: Palgrave Macmillan.
COLIVA, A.; MOYAL-SHARROCK, D., eds. (2016) Hinge Epistemology. Leiden: Brill.
MOYAL-SHARROCK, D. (2004) Understanding Wittgenstein's On Certainty. Basingstoke: Palgrave Macmillan.
PRITCHARD, D. (2012) Wittgenstein and the Groundlessness of our Believing. Synthese 189: 255-272.
– (2016) Epistemic Angst: Radical Skepticism and the Groundlessness of our Believing. Princeton: Princeton University Press.
WILLIAMS, M. (2018) Wittgenstein and Skepticism: Illusory Doubts. In D. E. Machuca and B. Reed (eds.), Skepticism: From Antiquity to the Present, 481-505. Londres: Bloomsbury.
– (2020) The Indispensability of Knowledge. Philosophia 48(5): 1691-1697.
WITTGENSTEIN, L. (1984) Über Gewissheit: Werkausgabe, vol. 8, 113-257. Frankfurt: Suhrkamp; (1990) Da Certeza. Lisboa: Edições 70.
Método de ensino
O método de ensino adotado combina leituras e comentários de textos em seminário com a discussão de trabalhos apresentados pelos alunos.
Método de avaliação
Além de uma memória descritiva do seminário(60%), cada aluno deve escrever uma recensão de um artigo ou capítulo de livro contemporâneo, a escolher de uma lista de textos selecionados pelo docente, que será apresentada e discutida em aula(40%)
Conteúdo
Um Comentário sobre o Da Certeza de Wittgenstein
O Da Certeza é unanimemente considerado como uma das mais importantes obras de Wittgenstein a par do Tratado Lógico-Filosófico e das Investigações Filosóficas. Alguns comentadores foram ao ponto de defender que a habitual distinção entre “primeiro” e “segundo” Wittgenstein não tem em conta que existe um “terceiro” Wittgenstein cujas compreensões são expressas no último trabalho do autor. Após discutir a influência de Moore sobre o Da Certeza, o seminário incide sobre temas-chave explorados neste texto, tais como assunção, certeza, ceticismo, confiabilidade, conhecimento, contexto, crença, dobradiças, dúvida, evidência, existência, experiência, falta de fundamentação, gramática, infalibilidade, jogos de linguagem, lógica, prática, pressuposição, regras, significado, sistema e verdade. Interpretações de autores como Coliva, Moyal-Sharrock, Pritchard e Williams serão consideradas, nomeadamente a ideia de uma “epistemologia-dobradiça”.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: