Problemática do Ensino da Filosofia

Objetivos

1º. Mobilizar as competências, os conhecimentos e as experiências adquiridos no primeiro ciclo para compreender os problemas típicos da Filosofia da Educação;
2º. desenvolver processos de aprofundamento reflexivo, assentes no conhecimento detalhado de sistemas filosóficos, relativamente à problemática da transmissão do saber filosófico;
3º. reflectir sobre o contributo específico da Filosofia para a elucidação dos dilemas actuais da educação;
4º. interpretar o sentido filosófico dos textos educativos;
5º. desenvolver as capacidades de análise, interpretação crítica, investigação e comunicação no âmbito das metodologias do ensino da Filosofia.

Caracterização geral

Código

722031069

Créditos

10.0

Professor responsável

Fabrizio Macagno

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

- DERRIDA, Jacques, Le droit à la philosophie, Paris, Éditions Galilée, 1990.
- KANT, Immanuel, Anthropologie du point de vue pragmatique, trad. Michel Foucault, Paris, Vrin, 1994.
- LYOTARD, Jean-François, O Pós-Moderno explicado às crianças, trad. Teresa Coelho, Lisboa, Dom Quixote, 1999.
- MARNOTO, Isabel (dir.), Didáctica da Filosofia, Lisboa, Universidade Aberta, 1990.
- ROUSSEAU, Jean-Jacques, Émile ou de l’éducation, in Oeuvres complètes, Paris, Gallimard, 1969, t. IV.

Método de ensino

Exposição participada, análise de texto e apresentação da investigação individual.

 

Método de avaliação

Trabalho Individual e/ou de Grupo(100%)

Conteúdo

1. Atitude filosófica, saber filosófico e sistema filosófico: da interrogação crítica à reflexão metódica.
2. Os pressupostos e as modalidades de transmissão do saber filosófico à luz da literatura filosófica canónica sobre o ensino do filosofar e da filosofia.
3. O papel da problematização, do saber e do exercício filosóficos na formação geral de âmbito intelectual, pessoal e social.
4. O lugar do filosofar e da filosofia na compreensão dos problemas do mundo actual.
5. A relevância do ensino e da aprendizagem filosóficos na vida contemporânea: a pertinência das competências críticas, hermenêuticas, discursivas, reflexivas, teóricas, axiológicas, estéticas e cívicas na realidade social, política, cultural e económica.

 

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: