Didática da Filosofia I
Objetivos
- Problematizar o vínculo entre filosofia e pedagogia;
- Elucidar o binómio ensino-aprendizagem na elaboração de modelos pedagógicos distintos;
- Debater o lugar e funções da filosofia no Ensino Secundário;
- Promover a leitura crítica dos programas de Filosofia;
- Indagar os fundamentos e processos da didáctica;
- Desenvolver a capacidade de planificar no domínio da Filosofia: objectivos, competências, conteúdos, organização de materiais, avaliação;
- Desenvolver a capacidade de investigação no domínio educativo.
Caracterização geral
Código
722031083
Créditos
10.0
Professor responsável
Marta Maria Anjos Galego de Mendonça
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Campomanes, T. (1994). Didáctica de la Filosofía, Madrid: Ediciones SM.
Cossuta, F. (1998). Didáctica da Filosofia, Porto: Asa.
Ferreira, M. L. (2012). Ensinar e Aprender Filosofia num Mundo em Rede. Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa.
Izuzquiza, I. (1982). La clase de filosofía como simulación de la actividad filosófica, Madrid: Anaya.
Marnoto, I. (dir.) (1990-1991), Didáctica da Filosofia, 2 volumes, Lisboa: Universidade Aberta.
Método de ensino
A unidade será lecionada em regime de Seminário. Será privilegiado o trabalho de planificação das diversas dimensões da prática do ensino da filosofia e discutidos em sala de aula os trabalhos produzidos pelos estudantes.
Método de avaliação
Elaboração de relatórios do trabalho desenvolvido, o exercício de planificação e um trabalho de investigação sobre algum dos tópicos do programa(100%)
Conteúdo
O seminário abordará as diversas dimensões da docência da Filosofia no Ensino Secundário: será dada particular atenção à planificação (nas suas múltiplas formas - anual, de unidades curriculares, de aulas, de atividades), avaliação e recuperação.
Serão abordados os seguintes tópicos:
1. Enquadramento:
1.1 O Programa de Filosofia: linhas de força e princípios de unidade;
1.2 A Filosofia como disciplina obrigatória do Ensino Secundário;
1.3 O contributo da Filosofia para o perfil do aluno à saída do Ensino Secundário.
2. Diversas dimensões da didática e metodologia do ensino da Filosofia:
2.1 Aprender filosofia e aprender a filosofar
2.2 A planificação em filosofia
2.2.1 Seleção, definição e hierarquização de objetivos
2.2.2 Estratégias privilegiadas no ensino da filosofia
2.2.3 Seleção dos materiais
2.2.4 O trabalho do aluno em sala de aula e em casa
2.3 A avaliação - critérios para elaboração de provas
2.4 A recuperação - principais estratégias
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: