Seminário de Orientação da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino da Filosofia

Objetivos

Pretende-se que o estudante venha a:

- Refletir criticamente sobre a atividade formativa desenvolvida.
- Identificar, a partir da sua experiência, problemas pertinentes no processo de ensino-aprendizagem e na atividade escolar.
- Conhecer e aplicar métodos de investigação educacional.
- Conhecer e aplicar as convenções académicas e os protocolos do trabalho científico.
- Demonstrar capacidade de investigação e revelar leitura da bibliografia relevante.
- Definir as etapas da investigação e cumpri-las de forma metódica.
- Expor com clareza conceptual e argumentativa, em discurso fluente, estruturado e consistente.

Caracterização geral

Código

722160057

Créditos

5.0

Professor responsável

Luís Manuel Aires Ventura Bernardo

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 140

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

- Ceia, Carlos, Normas para a apresentação de trabalhos científicos, 9ª. ed., Lisboa, Editorial Presença, 2012.
- Estrela, Albano, Investigação em educação: Métodos técnicas, Lisboa, Educa, 2001.
- Lamas, Estela, Dicionário de metalinguagem da didáctica, Porto, Porto Editora, 2001.
- Pombo, Olga, A escola, a recta e o círculo, Lisboa, Relógio D´ Água Editores, 2002.

Método de ensino

Apresentação e discussão de temas e de problemas de investigação educacional com incidência tanto na lecionação do Ensino Secundário, em geral, quanto da disciplina de Filosofia, em particular.
Revisão dos requisitos individuais, científicos, metodológicos e estilísticos pertinentes para o trabalho de reflexão, investigação e redação do relatório final.
Análise crítica do projeto de relatório e de propostas de investigação individuais.
Acompanhamento do desenvolvimento da investigação individual.

Método de avaliação

Acompanhamento do desenvolvimento da investigação individual, através de indicações orais e escritas, em quatro momentos calendarizados: formulação do projecto; conclusão da componente de fundo descritivo; conclusão da parte de fundo reflexivo e/ou de pesquisa; conclusão da elaboração do relatório(100%)

Conteúdo

- A atividade docente, a investigação disciplinar e a investigação educativa.
- A constituição de interesses individuais e a determinação de objetos e de projetos pedagógicos e científicos.
- Fundamentos e protocolos gerais do trabalho académico e científico.
- Metodologias de investigação educacional.
- Os lugares do saber filosófico na reflexão e na investigação educacionais.
- Momentos e critérios na formulação de um problema e no seu esclarecimento.
- A ordem de investigação e a ordem de exposição.
- Modalidade de avaliação na reflexão e na investigação educacionais.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: