Mestrado em Ciências da Linguagem

Objetivos educativos

1) Aprofundar conhecimentos e competências de análise e comunicação em Língua Portuguesa adquiridos na licenciatura;
2) Adquirir competências de investigação e de reflexão crítica sobre problemáticas contemporâneas em educação e ensino de línguas, especialmente do Português;
3) Adquirir uma compreensão integrada da Educação no mundo contemporâneo;
4) Adquirir competências para participar em estratégias concertadas de cooperação para o desenvolvimento, no âmbito lusófono;
5) Desenvolver conhecimentos aprofundados sobre as problemáticas e os requisitos do ensino de línguas segundas ou estrangeiras, inclusive em contextos multilingues e, ou, multiculturais;
6) Adquirir competências de aplicação de instrumentos metodológicos de análise, produção e comunicação didáticas a situações de conceção e desempenho de estratégias de ensino/aprendizagem, adequadas ao ensino do Português como língua segunda ou língua estrangeira;
7) Desenvolver capacidade de análise, exposição e síntese na oralidade e na escrita, relativamente às temáticas em apreço;
8) Adquirir competências teóricas e metodológicas de investigação necessárias à produção de uma dissertação obedecendo aos padrões de qualidade académica.

Caracterização geral

Código DGES

6703

Ciclo

Mestrado (2.º Ciclo)

Grau

Mestre

Acesso a outros cursos

Acesso ao ciclo de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso, consulte-se as normas regulamentares dos cursos de doutoramento da NOVA FCSH.

Coordenador

Ana Maria Lavadinho Madeira

Data de abertura

2020-09-28

Número máximo de admissões

35

Propinas

1200 Euros/ano ou 2500 Euros/ano (para estudantes estrangeiros)

Horários

Presencial Pós-Laboral

Idioma de ensino

Língua Portuguesa

Requisitos para obtenção do grau ou diploma



Duração: 3 semestres Créditos totais: 90 ECTS (60 em unidades curriculares + 30 na componente não letiva)

Modalidades de componente não letiva: Dissertação ou Trabalho de Projeto ou Estágio com Relatório

Número de créditos em regime de opção livre: O aluno pode realizar créditos em regime de opção livre, de acordo com o plano de estudos da área de especialização on está inscrito. Estas opções podem ser realizadas em unidades curriculares de nível pós-graduado da FCSH, da UNL, ou de outras instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante protocolo.

O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.


Competências:

1. Sistematizar conceitos fundamentais para a descrição e análise linguísticas.
2. Conhecer diferentes propostas teóricas das ciências da linguagem e apreciar criticamente a sua adequação para o enquadramento de trabalhos a desenvolver em diferentes subáreas.
3. Selecionar metodologias de recolha e tratamento de dados, em função de diferentes objetivos e de diferentes tarefas a desenvolver, e em correta articulação com diferentes quadros teóricos.
4. Aplicar conhecimentos teóricos e respetivas metodologias no desenvolvimento de trabalhos de investigação sobre diferentes línguas e na realização de vários tipos de atividades em domínios como: desenvolvimento e perturbações da linguagem; consultoria e revisão linguística, terminologia e gestão de informação de especialidade.
5. Identificar problemas e definir estratégias para a sua resolução com recurso aos instrumentos e ferramentas apropriados.
6. Elaborar um trabalho original conducente à obtenção do grau de mestre.

Condições de acesso

As condições de acesso e ingresso no ciclo de estudos refletem as condições estabelecidas na legislação nacional, nomeadamente: -ser titular do grau de licenciado ou equivalente legal -ser titular de um grau académico superior estrangeiro, que seja reconhecido pelo Conselho Científico da NOVA FCSH -ser detentor de um currículo académico, científico ou profissional, que seja reconhecido pelo Conselho Cientifico da NOVA FCSH Os candidatos são selecionados e seriados tendo em conta os critérios definidos anualmente no edital de candidatura.

Regras de avaliação

Ao diploma de pós-graduação é atribuída uma classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do diploma de pós-graduação é a média, por crédito, das classificações obtidas nas unidades curriculares em que o aluno realizou os 60 créditos da parte escolar do mestrado. Ao grau de mestre é atribuída a classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do grau de mestre será a média da classificação final da parte escolar do curso, com o peso de 40%, e da classificação atribuída à dissertação ou ao trabalho de projeto ou ao estágio com relatório, com o peso de 60%.