Mestrado em Gestão do Território

Objetivos educativos

Aprofundar conhecimentos teóricos e metodológicos em Ordenamento e Gestão do Território (GT); ­ Aplicar metodologias e técnicas de análise espacial, diagnóstico e prospetiva; ­ Desenvolver modelos de análise espacial com recurso a Tecnologias e SIG; ­ Ter capacidade científica e técnica para elaborar instrumentos de desenvolvimento e planeamento territorial e compreender as repercussões das decisões técnicas e políticas no território; ­ Conduzir/Desenvolver estudos e projetos em Ambiente, Planeamento e Desenvolvimento Territorial, Deteção Remota e SIG, numa perspetiva integrada de GT; ­ Avaliar, científica e tecnicamente, estudos e projetos em Ambiente, Desenvolvimento, Ordenamento e GT. ­ Aplicar conhecimentos e competências na resolução de questões novas e/ou complexas, em contextos multidisciplinares. ­ Ter capacidade para desenvolver aplicações originais e trabalhos de investigação. ­ Comunicar o conhecimento e o saber fazer nos domínios da Geografia e GT a diferentes públicos.

Caracterização geral

Código DGES

6739

Ciclo

Mestrado (2.º Ciclo)

Grau

Mestre

Acesso a outros cursos

Acesso a ciclos de estudos conducente ao grau de doutor. Sobre as condições específicas de acesso aos cursos de doutoramento consulte-se os regulamentos dos cursos de doutoramento da FCSH/NOVA.

Curso reconhecido para efeitos de progressão de carreira dos professores do(s) grupo(s) de recrutamento 200, 420 e 520, como previsto no Estatuto da Carreira dos Educadores de Infância e dos Professores dos Ensinos Básico e Secundário.

Coordenador

José Afonso Teixeira

Data de abertura

2020-09-14

Número de vagas

40

Propinas

1200 Euros/ano ou 2500 Euros/ano (para estudantes estrangeiros)

Horários

Presencial Pós-Laboral

Idioma de ensino

Língua Portuguesa

Requisitos para obtenção do grau ou diploma

Duração: 2 anos/4 semestres
Créditos totais: 120 créditos (60 em unidades curriculares + 60 (55+5) na componente não letiva)
Modalidades de componente não letiva: Dissertação ou Trabalho de Projeto ou Estágio com Relatório.
O aluno realiza 50 créditos no conjunto das unidades letivas oferecidas. O aluno pode realizar ainda 10 créditos em regime de opção livre (em unidades curriculares de nível pós-graduado da FCSH, da UNL, ou de outras instituições de Ensino Superior nacionais ou estrangeiras, mediante protocolo).
No 3.º semestre o aluno realiza obrigatoriamente o Seminário de Metodologias em Gestão do Território (5 ECTS).
O grau de mestre corresponde ao nível 7 do QNQ/QEQ - Quadro Nacional de Qualificações/Quadro Europeu de Qualificações.

Condições de acesso

As condições de acesso e ingresso no ciclo de estudos reflectem as condições estabelecidas na legislação nacional, nomeadamente: a)Possuir o grau de licenciado, ou equivalente legal; b)Titulares de um grau académico estrangeiro que seja reconhecido pelo Conselho Científico (CC) da FCSH; c)Ser detentor de um currículo académico, científico ou profissional, reconhecido pelo CC da FCSH. Os candidatos são seleccionados e seriados tendo em conta a classificação de licenciatura, o currículo académico e científico e a experiência profissional. Poderá ser realizada entrevista, designadamente nos casos em que se pretenda esclarecer aspectos relativos à candidatura.

Regras de avaliação

Ao diploma de pós-graduação é atribuída uma classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do diploma de pós-graduação é a média, por crédito, das classificações obtidas nas unidades curriculares em que o aluno realizou os 60 créditos da componente curricular do mestrado. Ao grau de mestre é atribuída a classificação final no intervalo de 10-20 de escala numérica inteira de 0 a 20, bem como o seu equivalente na escala europeia de comparabilidade de classificações. A classificação final do grau de mestre será a média da classificação final da componente curricular do curso, com o peso de 40%, e da classificação atribuída à dissertação, ou ao trabalho de projeto ou ao estágio com relatório, com o peso de 60%.