Práticas Web 2

Objectivos

A disciplina de Práticas Web 2 prepara os estudantes para a utilização de ferramentas computorizadas que intervêm nos processos criativos de novos medias digitais, com grande destaque para o papel das bases de dados no desenvolvimento de aplicação de gestão de informação. Assim, serão abordados métodos e técnicas de manipulação computorizada da informação, com especial incidência na arquitectura de base de dados e lógica de programação.
Após uma abordagem teórica da arquitectura e modelação de bases dados e data mining, serão desenvolvidas sessões de demonstração de código e funcionalidades específicas de páginas dinâmicas, articuladas com as estratégias de desenvolvido de um projecto Web. Para além da análise de conteúdos e do código, serão também discutidos aspectos relevantes para a realização do plano de trabalho que o estudante deverá desenvolver ao longo do seminário.

Caracterização geral

Código

722011074

Créditos

10.0

Professor responsável

Vitor José Pelaio Ventaneira Badalinho

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Converse, Tim (2004). PHP5 and MySQL Bible, New Jersey, Hungry Minds Inc,
Davidson, Louis; Kline, Kevin; Windisch, Kurt (2006). Pro SQL Server 2005 Database Design and Optimization, Apress, New York
Erl, Thomas (2012). Service-oriented Architecture: A Field Guide to Integrating XML and Web Services, NY, Prenti
Johnson, James (2010). Database: Models, Languages, Design, Oxford University Press
Powazek, Derek (2008). Design for Community: The Art of Connecting Real People in Virtual Places, Berkeley, New
Ribeiro, Nuno Magalhães (2007) Multimédia e Tecnologias Interactivas, 2ª Edição Actualizada, FCA - Editora de Informática
Richards, S. (2007) Pro PHP XML and Web Services, New Jersey, Hungry Minds Inc,
Yank, Kevin (2006). Build Your Own Database Driven Website Using PHP & MySQL, Sitepoint

Método de ensino

Apresentação de conteúdos com recurso frequente a exemplos reais e concretos que permitam a compreensão dos conceitos e paradigmas envolvidos; envolvimento activo dos contributos dos alunos por via de pequenos trabalhos, nomeadamente em trabalhos equipa enraizado em problemas actuais específicos de base de dados em linhas, motores de pesquisa, back-offices e área de acesso restrito. a) demonstração de técnicas e modelos de desenvolvimento de código; b) testes formais em sala de aula à usabilidade um site , a definir a ano. c) Convida-se um antigo aluno para apresentar o seu trabalho anterior e a sua actual experiência profissional. a) b) e c) são práticas que se pretendem regulares do seminário.

Método de avaliação

1 - Trabalho de grupo (50%), 2 - Trabalho individual(30%), 3- Duas prova de conhecimento de escolha múltipla(20%)

Conteúdo

A tarefa principal deste seminário visa fornecer ao estudante aos conhecimentos que estão na base dos processos criativos de design funcional, realizados através das novas tecnologias Web. Por isso a frequência desta disciplina requer um nível elementar de conhecimentos dos métodos e técnicas informáticas, nomeadamente na arquitectura de base de dados e lógica de programação, de modo a permitir a produção e implementação de projectos multimedia. Serão desenvolvidos os seguintes tópicos:

- Métodos de interface de BD com a Web
- Arquitectura de base de dados e dada mining
- Linguagens abordadas: PhP 5 e MySQL
- Estrutura e lógica de programação

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: