Inventariação e Conservação de Coleções
Objetivos
O seminário tem como um objetivo fundamental o desenvolvimento de competências que permitam a implementação de princípios e metodologias de inventário e documentação e de conservação nas práticas museológicas.
Pretende-se fornecer as orientações para realização do diagnóstico da documentação de coleções/acervos e do diagnóstico de conservação refletindo uma visão integrada dos fatores de risco e o enquadramento institucional e técnico de cada museu.
Espera-se assim que os alunos fiquem preparados para por em prática as medidas de documentação e conservação adequadas para a preservação de coleções museológicas.
Caracterização geral
Código
722051318
Créditos
10.0
Professor responsável
Ângela Sofia Alves Ferraz
Horas
Semanais - 3
Totais - 280
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
N/A
Bibliografia
ROBERTS, A. (2004). Invent. and Documentation In BOYLAN, P.J., (Ed.). Running a Museum: A Pract. Handbook. Paris: ICOM, 31-50.
LADKIN, N. (2004). C. Management In BOYLAN, P.J., (Ed.). Running a Museum: A Practical Handbook. Paris: ICOM, 17-30.
MATOS, A. (2007). Os sistemas de informação na gestão de colecções museológicas: Contribuições para a certificação de museus. Dissertação de Mestrado do Curso Integrado de Estudos Pós-graduados em Museologia apresentada à FLUP.
USILLOS, A. G. (2010), Museología y documentación. Criterios para la definición de un proyecto de documentación en museos, Gijón, Ediciones Trea, S.L
CORR, S. (2000). Caring for collections: a manual of preventive conservation. Dublin: The Heritage Council.
THOMSON, G. (1996) - The Museum Environment. 2.ª ed., Londres: Butterwor Heinemann.
CAMACHO, Clara (coord.) (2007). Plano de Conservação Preventiva: bases orientadoras, normas e procedimentos. Col. Temas de Museologia. Lisboa: MC- I. dos M. e da Conservação
Método de ensino
Aulas com componente expositiva (apoiada em recursos audiovisuais) e com a apresentação de casos de estudo e análise de boas práticas. Seguindo o formato de seminário, os alunos participarão no levantamento e selecção de casos, através
de visitas de estudo a museus e de algumas palestras e debates com profissionais e técnicos nas áreas de documentação e inventariação de coleções em museus.
Apresentação de casos práticos através de colaboração de investigadores do Departamento de Conservação e Restauro da Faculdade de Ciências e Tecnologia (UNL).
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
Parte I - Inventário e documentação museológicos
1) Contextualização da documentação e da inventariação de coleções e acervos na história e na atualidade dos museus; 2) Principais conceitos e a sua aplicação em contexto museal; 3) O programa de coleções e acervos. A política de incorporação; 4) Instrumentos documentais, informatização, normalização e controlo da documentação de coleções e acervo do museu; 5) Metodologia de documentação, inventariação no museu; 6) Do objecto documental ao sistema de documentação do museu.
Parte II - Conservação
1) O plano de Conservação Preventiva; 2) Avaliação e gestão de riscos ; 3) Monitorização e controlo ambiental e biológico: 4) Gestão de reservas; 5) Circulação de bens culturais; 6) Exposição e conservação; 7) Segurança e planos de emergência; 8) Experiências de conservação em museus.