História, Metodologias e Teoria do Património em Portugal

Objetivos

Desenvolvimento de conhecimentos para uma análise crítica geral ao património cultural e natural.
Desenvolvimento do estudo da história do património em Portugal e a reflexão sobre o papel dos diferentes
intervenientes no processo patrimonial, sob uma perspectiva holística de património (tangível e intangível).
Aquisição de competências para realizar diagnósticos (teoricamente fundamentados, mas orientados para a
prática) de um ponto de vista de valores e de metodologias de protecção e de valorização de património.
Aquisição/desenvolvimento de competências para a implementação de princípios e metodologias de acção
patrimonial.
Aquisição/desenvolvimento de competências para a identificação e a delimitação de campos de investigação
inerentes às dinâmicas de reconhecimento, apropriação e uso do património num contexto contemporâneo.

Caracterização geral

Código

722051412

Créditos

10.0

Professor responsável

Carla Cristina Alferes Salgado da Silva Pinto

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Cordeiro, J. M. L. (2007) – “O Património Industrial em Portugal. Situação actual e perspectivas de futuro”, Arqueologia Industrial 4ª série, I (1-2), 41-50.
Custódio, J. (2011, 2013). “Renascença” Artística e Práticas de Conservação e Restauro Arquitectónico em Portugal durante a 1ª República. Vol. 1 e 2.. Lisboa: Caleidoscópio.
Esperança, E. J. (1997). Património e Comunicação – práticas e políticas culturais, Lisboa:Veja.
Lopes, F. e Correia, M. B. (2014), Património Cultural. Critérios e Normas Internacionais de Protecção. Lisboa: Caleidoscópio.
Martins, G.O. (2009). Património, Herança e Memória. A Cultura como Criação. Lisboa : Gradiva.
Neto, Maria João Batista (2001). Propaganda e Poder, o restauro dos monumentos nacionais (1929-1960). Porto: Publicações FAUP.
Ramalhete, F. (ed.) (1999). Patrimónios, natural e cultural: de um olhar comum a uma intervenção integrada. Lisboa: GEOTA.

Método de ensino

Parte das aulas serão de carácter teórico, constituídas por exposições discursivas da docente e dos discentes, de acordo com o plano de trabalhos e de avaliação. Nalgumas serão acolhidos contributos de profissionais ou investigadores convidados. Outras sessões, de carácter teórico-prático, destinam-se à apresentação de trabalho desenvolvido pelos discentes e seus contributos críticos. Serão efectuadas visitas, tematicamente integradas no plano de estudos.

Método de avaliação

assiduidade e participação geral(25%), elaboração de um trabalho (50%), elaboração de uma recensão crítica, no âmbito da bibliografia do seminário(25%)

Conteúdo

1. Das origens e da contextualização histórica: sentido das palavras e construção de conceitos em torno de
património.
2. Da problemática do enquadramento científico aos estudos de património como potencial plataforma de
investigação multidisciplinar e transdisciplinar.
3. Fontes para o(s) estudo(s) de património em Portugal. Autores de referência.
4. Perspectiva histórica do património administrado e do património vivenciado em Portugal: instituições,
teorias e práticas.
5. Instrumentos legais e metodologias de protecção e de salvaguarda de património em Portugal.
6. Políticas do património. Invenções do património. Usos do património - casos de estudo.
7. Organização e práticas da acção patrimonial  casos de estudo.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: