Estágio com Relatório em Património
Objetivos
Pretende-se que o aluno venha a:
1. Mobilizar e aplicar conhecimentos científicos e competências transversais ao trabalho a desenvolver em contexto profissional;
2. Adquirir /desenvolver algumas das competências exigidas pelo mercado de trabalho, tais como capacidade de comunicação, trabalho em equipa, capacidade de liderança e auto-responsabilidade;
3. Promover a autonomia e estimular a criatividade e inovação em resposta às exigências de um ambiente de trabalho profissional.
4. Ter a capacidade de emitir diagnósticos fundamentados e de organizar projectos enquadrados em quadros teórico-práticos, de comparabilidade e de sustentabilidade.
Caracterização geral
Código
722051418
Créditos
55.0
Professor responsável
Professor a definir - FCSH #1
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 1540
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Depende da natureza de cada investigação mas importa referir os elementos que constam da orientação
subjacente ao Seminário de Acompanhamento.
[1964] LEROI-GOURHAN, André (2012). Le geste et la parole. I.Technique et langage. Paris: Albin Michel.
[1965] ARON, Raymond (2010). As etapas do pensamento sociológico. Lisboa: D.Quixote, 9ª ed.
[1965] LEROI-GOURHAN, André (2012). Le geste et la parole. II. La mémoire et les rythmes. Paris: Albin Michel.
[1969] FOUCAULT, Michel (2008). L´archéologie du savoir. Paris: Gallimard.
[1979] BOURDIEU, Pierre (1985). La distinction. Critique sociale du jugement. Paris: Éditions de Minuit.
[1986] SILVA, Augusto Santos; PINTO, José Madureira (orgs.) (2014). Metodologia das ciências sociais. Porto: Edições Afrontamento, 16ª ed.
[1994] NORA, Pierre (coord) (1997). Science et conscience du patrimoine . Paris: Fayard.
[2010] CUSTÓDIO, Jorge (coord) (2010). 100 anos de património. Memória e identidade. Lisboa: IGESPAR.
Método de ensino
O estágio tem a duração de 800 horas de trabalho, sendo supervisionado por um representante da instituição.
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
O estágio decorre em instituição pública ou privada com a qual a FCSH tenha estabelecido protocolo e garante ao aluno o desempenho de funções profissionais relevantes para aplicação de conhecimentos teóricos e práticos adquiridos na componente lectiva. O trabalho é enquadrado por um plano de estágio definido pelo responsável da instituição de acolhimento, por um orientador da FCSH e pelo aluno, cabendo ao docente a sua validação face aos objectivos que lhe foram atribuídos como componente não lectiva do mestrado.
O relatório de estágio contempla a caracterização da instituição de acolhimento, a natureza do trabalho
acompanhado, as tarefas concretas realizadas pelo aluno para o desenvolvimento desse trabalho, os
problemas teóricos ou metodológicos sugeridos, comentários sobre as opções adoptadas perante os
diagnósticos realizados e, em anexo, propostas e exemplos de projectos e materiais realizados.
O mestrando deve ainda preparar a discussão pública dos resultados obtidos.