Património e Identidades

Objetivos

Compreender e problematizar os conceitos de \"património e de identidade(s)" quando articulados.
Adquirir e analisar informação com a utilização de referentes teóricos que permitam compreender e criticar as problemáticas inerentes ao património enquanto factor identitário.
Adquirir/desenvolver competências para a identificação e a delimitação de campos de saber e investigação conducentes a leituras transdisciplinares do património e da(s) identidade(s) em contexto contemporâneo.
Conhecer manifestações de utilização do património como factor identitário ao longo da história de Portugal (estudos de caso).
Incentivar uma exigência de rigor e de pesquisa, aliados a uma atitude crítica na construção de conhecimento em suporte oral e escrito.

Caracterização geral

Código

722051420

Créditos

10.0

Professor responsável

António Manuel de Almeida Camões Gouveia

Horas

Semanais - 3

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

CLEMENTE, Manuel (2008). Portugal e os portugueses. Lisboa: Assírio &
Alvim. COSTA (2016). COSTA, Alexandre Alves (2016). Sentido ou falta de
sentido do ser português. Porto: FLUP. GIL, José (2009). Em busca da 

identidade. O desnorte. Lisboa: Relógio d’Água. MARTINS, Guilherme
d’Oliveira (2009). Património, herança e memória. A cultura como criação.
Lisboa: Gradiva. RIBEIRO, Orlando (1991). Portugal o Mediterrâneo e o
Atlântico. Lisboa: Sá da Costa, 6ª ed. [1ª ed. 1945]. SANTOS, Boaventura
Sousa (2011). Portugal. Ensaio contra a autoflagelação. Coimbra: Livraria
Almedina. TORGA, Miguel (2000). Portugal. Lisboa: Publicações Dom
Quichote, [1ª ed.1950].

Método de ensino

O seminário terá como sistema de continuidade sessões presenciais e trabalho
autónomo dos alunos. As aulas presenciais serão de carácter teórico-prático,
alternando momentos de exposição teórica dos temas, conceitos, vocabulário e
métodos específicos da área com a análise e comentário de textos
apresentados pelos alunos.

Método de avaliação

elaboração escrita de um trabalho de síntese(50%), participação oral em todas as sessões(20%), três intervenções orais do discente(30%)

Conteúdo

Metodologias. Discussão de temas, cronologias, conceitos e problemáticas. A
identidade nas Cartas UNESCO. A identidade e o património histórico edificado
(os “monumentos”). As dimensões literárias da identidade e os programas
escolares. Percursos por alguns pensadores das identidades de Portugal:
Antero de Quental, Oliveira Martins, António Sérgio, Agostinho da Silva, Jorge
de Sena, Eduardo Lourenço.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: