Seminário de Acompanhamento (Património)
Objetivos
Compreender e problematizar o conceito de património e as realidades de configuração que se lhe associam: história, memória, sociabilidades e políticas, normas e modas.
Reequacionar a informação e os referentes teóricos adquiridos nos diferentes Seminários como forma de
compreender e criticar as problemáticas inerentes ao património passíveis de conduzir a investigações
sustentáveis.
Desenvolver competências para a identificação e a delimitação de campos de saber e investigação
conducentes a leituras transdisciplinares das especificidades do património.
Conhecer manifestações de definição, inventariação, preservação e valorização do património que permitam constituir-se como estudos de caso.
Incentivar uma exigência de rigor e de pesquisa, aliados a uma atitude crítica na construção de conhecimento em suporte oral e escrito, com domínio das regras de edição.
Caracterização geral
Código
722051421
Créditos
5.0
Professor responsável
Paula Alexandra Ochôa de Carvalho Telo
Horas
Semanais - A disponibilizar brevemente
Totais - 140
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
[1964]
LEROI-GOURHAN, André (2012). Le geste et la parole. I.Technique et langage. Paris: Albin Michel.
[1965]
ARON, Raymond (2010). As etapas do pensamento sociológico. Lisboa: D.Quixote, 9ª ed.
[1965]
LEROI-GOURHAN, André (2012). Le geste et la parole. II. La mémoire et les rythmes. Paris: Albin Michel.
[1969]
FOUCAULT, Michel (2008). L´archéologie du savoir. Paris: Gallimard.
[1979]
BOURDIEU, Pierre (1985). La distinction. Critique sociale du jugement. Paris: Éditions de Minuit.
[1986]
SILVA, Augusto Santos; PINTO, José Madureira (orgs.) (2014). Metodologia das ciências sociais. Porto:
Edições Afrontamento, 16ª ed.
[1994]
NORA, Pierre (coord) (1997). Science et conscience du patrimoine . Paris: Fayard.
[2010]
CUSTÓDIO, Jorge (coord) (2010). 100 anos de património. Memória e identidade. Lisboa: IGESPAR.
Método de ensino
O seminário terá como sistema uma continuidade de acompanhamento tutorial do trabalho autónomo dos
alunos, deixando tempo para investigação e reflexão.
As aulas presenciais serão de carácter teórico-prático, envolvendo todos os alunos com base na bibliografia
do eixo dois. Essa aulas serão desdobradas em sessões individuais, de que participarão um ou mais docentes das áreas de interesse de cada um deles, visando orientar as sondagens em curso e apoiar as construções metodológico-epistemológicas.
Método de avaliação
A disponibilizar brevemente
Conteúdo
Dois eixos paralelos para uma escolha científica, criteriosa e testada, que conduzirá à investigação e
elaboração da D, do TP ou E.
TEMAS
1. Sua determinação e problemas capazes de ter suporte de investigação.
2. Construção de estados da arte.
3. Verificação das disponibilidades de informação empírico/documental.
4. Construção de esquemas analíticos dos seus conteúdos, problemas, questionários e objectivos.
5. Elaboração de fichas de leitura de estudos concorrentes para a sua solução.
6. Sua avaliação através de um diagnóstico que envolva: estado da arte, disponibilidades
empírico/documentais, metodologias, temporalidades de execução e investigação prospectiva.
PROBLEMÁTICAS
1. Reflexão sobre cada uma das operações anteriores com base nas aprendizagens da componente lectiva.
2. Problematização sobre metodologias e ciências sociais com base em SILVA/PINTO, NORA e CUSTÓDIO.
3. Problematização epistemológica e conceptual com base no estudo de LEROI-GOURHAN, ARON, FOUCAULT e BOURDIEU.