Seminário de Didática do Espanhol

Objectivos

- Adquirir conceitos e terminologia centrais no ensino-aprendizagem do E/LE
-Desenvolver uma reflexão sobre a carreira docente em LE e as competências que o professor deveria possuir
-Elaborar propostas de desenvolvimento de competências de produção e de receção no quadro de uma
unidade didática
-Aprofundar a análise da abordagem do ensino por tarefas
-Aprofundar no conceito do erro e nas suas implicações numa abordagem comunicativa do ensino
-Conhecer as teorias e os fundamentos relativos à avaliação e aplicar instrumentos e técnicas
-Desenvolver o conceito de observação de aula crítica e construtiva e suas vantagens
-Refletir,analisar e discutir processos a desenvolver na sala de aula recorrendo aos conhecimentos adquiridos em didática.
-Refletir sobre o uso e as possibilidades didáticas das TIC na sala de aula
-Promover a consciencialização para a diversidade linguística e cultural do âmbito hispânico
-Desenvolver apreciação crítica da educação em LE e comunicação intercultural

Caracterização geral

Código

73216105

Créditos

10.0

Professor responsável

Beatriz Moriano Moriano

Horas

Semanais - 2

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

n.a.

Bibliografia

Marco Común Europeo de Referencia para las Lenguas(online)
VV. AA. (2007).Plan Curricular del Instituto Cervantes. Niveles de referencia para el español.(online)
VV.AA. (2012). Las competencias claves del profesorado de L2 y LE. Dirección académica Instituto Cervantes.
(online)
Arrate, G. (2011). Las tecnologías de la información en la enseñanza del español
Croll, P. (1995). La observación sistemática en el aula
Dörney, Z. e Murphey, T. (2003). Group Dynamics in the Language Classroom
Estaire, Sh. (2009). El aprendizaje de lenguas mediante tareas
Lightbown, P.M. e Spada, N. (2013). How languages are learned
López Carrasco, M.A. (2013). Aprendizaje, competencias y TIC.
Ribas, R. e D´Aquino, A. (2004).¿Cómo corregir errores y no equivocarse en el intento?
Richards,J.C. et al(1998).Estrategias de reflexión sobre la enseñanza de idiomas
Sánchez,J. et al(eds.). (2004).Vademécum para la formación de profesores. Enseñar español como L2/LE
Scrivener,J.(2013)Classroom management techniques.

Método de ensino

As aulas são de natureza teórico-prática e incluem exposição, demonstração, discussão conjunta e reflexão
sobre os temas e conteúdos abordados. Privilegia-se a interação e a participação ativa dos estudantes,
individualmente e em grupo.
Os módulos das unidades curriculares serão oferecidos em regime de b-learning com sessões presenciais em
número limitado a serem calendarizadas na abertura do curso e on-line através de uma plataforma de elearning.
Os objetivos, conteúdos programáticos, recursos e atividades, assim como os vários momentos de avaliação,
serão explicitados através de um Contrato de Aprendizagem da Investigação (CAI) a ser disponibilizado na
plataforma.
Pretende-se que a lecionação ilustre a implementação na prática das abordagens, princípios e conceitos
estudados, facilitando a aprendizagem através da observação e reflexão.

Método de avaliação

A avaliação incide na participação regular e pertinente nas sessões, nos fórums e nos trabalhos de reflexão teórica a entregar por escrito. (100%)

Conteúdo

a) Língua e conceitos subjacentes ao ensino-aprendizagem do E/LE: teorias e metodologias.
b) Motivação dos estudantes, diferenças entre estudantes e diferentes contextos de aprendizagem.
c) Capacidades de recepção e de produção.
d) Abordagem por tarefas no ensino de Espanhol Língua Estrangeira.
e) Pedagogia do erro e princípios relativos ao seu papel na abordagem comunicativa.
f) Análise crítica de diversos métodos de avaliação.
g) Técnicas e tarefas de observação.
h) Planificação e gestão de sala de aula.
i) Análise crítica de exemplos de práticas pedagógicas.
j) Análise crítica de manuais relativamente ao ensino-aprendizagem de língua-cultura.

Cursos

Cursos onde a unidade curricular é leccionada: