Literatura Inglesa do Renascimento

Objetivos

a) Dominar e aperfeiçoar o conhecimento da Literatura Inglesa do Renascimento;
b) ser capaz de relacionar os autores estudados com o contexto histórico e socio-cultural;
c) desenvolver capacidade de análise crítica de textos relevantes deste período, nos domínios da poesia lírica e do drama;
d) adquirir conhecimentos sobre a diversidade de abordagens teóricas e críticas que se tem registado na área dos estudos do Renascimento inglês em geral, e dos estudos shakespearianos em particular;
e) desenvolver competências a nível da investigação autónoma.

Caracterização geral

Código

01101087

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Zulmira Bandarra de Sousa Verissimo Castanheira

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

—CHENEY, P. (ed.) (2007). The Cambridge Companion to Shakespeare´s Poetry. Cambridge: Cambridge University Press.
— DUTTON, R. & Howard, J.E. (2006). A Companion to Shakespeare’s Works: The Comedies. Malden USA/ Oxford UK /Carlton AUSTRALIA: Blackwell Publishing.
— DUTTON, R. & Howard, J.E. (2006). A Companion to Shakespeare’s Works: The Tragedies. Malden USA/ Oxford UK /Carlton AUSTRALIA: Blackwell Publishing.
— HATTAWAY, M. (ed.) (2003). A Companion to English Renaissance Literature and Culture. Malden USA,Oxford UK, Carlton AUSTRALIA: Blackwell Publishing.
—FOX, A. (1997). The English Renaissance. Identity & Representation in Elizabethan England, Oxford UK/Malden USA: Blackwell Publishing.
—McDONALD, R. (ed.) (2004). Shakespeare. An Anthology of Criticism and Theory 1945-2000. Malden, USA/Oxford UK/Carlton AUSTRALIA:Blackwell Publishing.
— SCHOENFELDT, M. (ed.) (2010). A Companion to Shakespeare´s Sonnets. Chichester, UK: Wiley-Blackwell.

Método de ensino

Exposição teórica, destinada a fornecer um contexto histórico e crítico para a posterior abordagem dos textos seleccionados ; aplicação prática dos conhecimentos adquiridos em análises conjuntas (professor e alunos) das obras do programa; discussão em grupo de bibliografia crítica seleccionada e previamente lida pelos estudantes; acompanhamento docente do estudo e investigação conducentes à preparação para os  testes.

Método de avaliação

Dois testes escritos presenciais, um a meio do semestre e outro no final(80%), participação em aula na discussão e análise de textos seleccionados(20%)

Conteúdo

Contextualização histórica e socio-cultural.
Panorama literário.
Teorização e crítica literária: Sir Philip Sidney.
O culto do soneto de amor: petrarquismo e antipetrarquismo. Leitura e análise crítica de sonetos das sequências líricas de Sidney, Spenser e Shakespeare.
Coordenadas do teatro isabelino e jacobiano.
Introdução ao drama shakespeariano.
William Shakespeare: o cânone e a problemática dos géneros.
Pluralidade de abordagens teóricas e críticas no domínio dos estudos shakespearianos.
O texto dramático em análise: questões de metodologia.
Leitura comentada e crítica de peças de William Shakespeare.
Leitura e discussão de excertos de estudos críticos sobre as obras em análise.