Literatura Alemã do Século XX

Objetivos

1.Estar apto a convocar  conhecimentos de natureza literária e cultural sobre a época europeia entre 1900- 1918  a partir da assimilação de correntes literárias alemãs: Symbolismus, Impressionismus,Jugendstil e Expressionismus.
2- Estar apto a fazer a leitura crítica de obras (axiais) e de textos (complementares) selecionados e  paradigmáticos de correntes e género literários; 
3- Ser capaz de convocar competências de análise sobre interacção  literatura-história  - ao ritmo: tese-antítese-síntese. 
4- Ser capaz de redigir ensaios propedêuticos à comprovação de compreensão cabal do carácter paradigmático da obra segundo género corrente literários. 
4.1- Exercitar reflexão sobre comunicação pelo texto poético.

Caracterização geral

Código

711101071

Créditos

6.0

Professor responsável

Fernando Jorge de Oliveira Ribeiro

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

AAVV.(2013).Metzler Lexikon Literatur-und Kulturtheorie:Ansätze-Personen- Grundbegriffe. Stuttgart:Metzler.
AAVV.(1994).Die Wiener Modern:Literatur,Kunst und Musik zwischen 1890 und 1910.Stuttg: Reclam.
AAVV.(1977).Impressionismus-Symbolismus-Jugendstil.Stuttg.:Reclam.
AAVV.(1977).Naturalismus.Stuttg.:Reclam.
 AAVV.(1976).Theorie des Expressionismus.Stuttg.:Reclam.
Beutin, W. et al.. (2013).Deutsche Literaturgeschichte:Von den Anfängen bis zur Gegenwart.Stuttg.:Metzler.
Dietrich, S. et al. (1999).Die literarische Moderne. Dokumente zum Selbstverständnis der Literatur um die Jahrhundertwende.FreiburgimBreisgau:Rombach.
Hepp,C..(1992).Avantgarde.Moderne Kunst, Kulturkritik und Reformbewegungungen nach der Jahrhundertwende.München:DTV.
Kiesel,H..(2004).Geschichte der literarischen Moderne.Sprache.Ästhetik.Dichtung im 20. Jahrhundert. München: Beck.
Klausnitzer,R..(2004).Literaturwissenschaft:Begriffe-Verfahren-Arbeitstechniken.Berlin: DeGruyter.

Método de ensino

O método de ensino é essencialmente através do recurso à exposição e à leitura crítica, incentivando o comentário e a síntese e enquadramento histórico-cultural; produção de leitura encenada de obra. As práticas integram a participação dos alunos na apresentação e discussão de textos e documentos fundamentais .

Método de avaliação

três frequências com recurso a consulta de fontes(85%), três curtas exposições orais sustentadas em trabalhos escritos sintéticos(15%)

Conteúdo

1.Aprofundar o conhecimento das correntes literárias na poesia entre a viragem-do-século e 1918: Symbolismus, Impressionismus,Jugendstil e Expressionismus atendendo a: 
1.1.superação da representação literária naturalista – artista respigador de arte / vida – pelo novo humanizador crítico da sua sociedade desumanizada segundo decorativismo estético,«arte pela arte», «Ding-Gedicht/poema-objecto»,  mundo-em-decadência;
1.2.representação da emoção  na relação entre criador-destinatário em  busca da sua mais individual expressão e condensação estética na translação poética pela projecção do profundo no sujeito problematizante (Ein Brief);
1.3.representação da realidade social e individual em época «sem alma»; 
1.4.representação da relação dinâmico-dialógica entre realidades histórico-social e literária na «Moderne» enquanto fidelidade ao sujeito resistente à contingência adversa e exterior pela construção de vigorosa linguagem-de-expressão pelo protesto e pela redenção.