Literatura Alemã do Século XIX
Objetivos
1.Estar apto a convocar conhecimentos de natureza literária e cultural sobre o séc.XIX europeu, nomeadamente dos movimentos literários do XIX alemão: Junges Deutschland/Vormärz, Bürgerlicher Realismus e Naturalismus.
2-Estar apto a fazer leitura crítica de obras (axiais) e compreensão de textos programáticos (satélite) paradigmáticos de correntes e géneros literários do XIX alemão sob perspectiva prático-teórica através de:
2.1-leitura para compreensão; 2.2 -observação e anotação de peculiaridades literárias de autor-obra, género-corrente literários;
3-Ser capaz de convocar competências reflexivas sobre interacção literatura-história - ao ritmo: tese-antítese-síntese.
4- Ser capaz de redigir ensaios propedêuticos à comprovação da compreensão cabal do carácter literário paradigmático da obra do XIX alemão e europeu:
4.1- em género e corrente literários; 4.2- em exercício literário de comunicação narrativa.
Caracterização geral
Código
711101072
Créditos
6.0
Professor responsável
Fernando Jorge de Oliveira Ribeiro
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
AAVV. (2013). Metzler Lexikon Literatur- und Kulturtheorie: Ansätze – Personen.Stuttgart./AAVV.(1995). Romantik. Stuttg.:Reclam.
AAVV.(1995).Kleine Deutsche Geschichte, Stutt.:Reclam.
AAVV.(1982).Deutsche Literatur.Vom Naturalismus zum Expressionismus 1880-1918.R/H:RORORO./AAVV.(1979). Vormärz.Stuttg.:Reclam
AAVV.(1977). Naturalismus.Stuttg.:Reclam.
- .(1977). Bürgerlicher Realismus. Stuttg.:Reclam./- .(1977).Naturalismus.Stuttg.:Reclam./AAVV.(1989).Literatura Alemã. Textos e contextos (1700-1900).Lisboa:Presença./
Beutin, W. et al.(2013).Deutsche Literatur Geschichte: Von den Anfängen bis zur Gegenwart.Stuttg.:Metzler./Bark, J.(1984).Biedermeier - Vormärz : bürgerlicher Realismus.Stuttg.:Klett./Coyle, M. et al.(2002). Literary Terms and Criticism.Hampshire:Basingstoke./Hamann, R., et al.(1977)Epochen deutscher Kultur. Von 1870 bis zur Gegenwart.F/M:Fischer. /Scheidl,L., et al.(1996).Dois Séculos de história alemã- Textos e documentos dos séculos XIX e XX. Coimbra:Minerva
Método de ensino
O método de ensino é essencialmente através do recurso à exposição e à leitura crítica, incentivando o comentário e a síntese e enquadramento histórico-cultural; produção de leitura encenada de obra.
Método de avaliação
três curtas exposições orais sustentadas em trabalhos escritos sintéticos(15%), três frequências com recurso a consulta de fontes(85%)
Conteúdo
1.Compreensão de movimentos literários do XIX: Junges Deutschland/Vormärz, Bürgerlicher Realismus e Naturalismus sob estudo dinâmico de crise e superação:
1.1.Da representação da realidade absoluta em potenciação pela imaginação criadora e pela ironia na Romantik agregadora da nação à representação da realidade histórico-social presente-vivida na literatura-de-intervenção (Tagesliteratur) do Junges Deustchland/Vormärz através de leitura crítica de Märchen, Lírica, e Drama.
1.2.Da representação da realidade histórico-social segundo perspectiva suave: realista-idealista própria de burguesia polítco-culturalmente determinante da unificação político-económica do Reich através de leitura crítica de Novellen e Lírica paradigmáticas do Bürgerlicher Realismus.
1.3.Da representação da realidade histórico-social segundo perspectiva moderna, revolucionária, experimental, defendida pelo escritor atento à tradição, à contemporaneidade literárias através leitura crítica de lírica e drama.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: