Alemão A2.1

Objetivos

a) É capaz de compreender frases isoladas e expressões frequentes relacionadas com áreas de
prioridade imediata (p. ex.: informações pessoais e familiares simples, compras, meio
circundante);
b) É capaz de comunicar em tarefas simples e em rotinas que exigem apenas uma troca de
informação simples e directa sobre assuntos que lhe são familiares e habituais;
c) É capaz de descrever de modo simples a sua formação, o meio circundante;
d) É capaz de referir assuntos relacionados com necessidades imediatas.

e) É capaz de escrever uma pequena nota ou mensagem simples e uma carta pessoal muito simples

Caracterização geral

Código

711101077

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Celeste de Sousa Machado, Freya Feige

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Alemão

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Finster, Andrea et al: Panorama. Deutsch als Fremdsprache. Kursbuch und
Übungsbuch. Berlin: Cornelsen, 2016
Bößel, Christiane. Deutsch lernen mit Landeskunde- Texten A1-A2. Augsburg: Auer-
Verlag, 2019
Buchwald-Wargenau,Isabel. Mein Leben in Deutschland - der Orientierungskurs:
Basiswissen Politik, Geschichte, Gesellschaft. Deutsch als Fremdsprache/Kursbuch.
München: Hueber, 2019
Jin, F.; Voß, U.: Grammatik aktiv. Deutsch als Fremdsprache (mit Lösungen). Berlin:
Cornelsen, 2014

Método de ensino

Aulas práticas: 100%
Através da didática comunicativa pretende-se promover a interação dos formandos e
alcançar uma aprendizagem cada vez mais autónoma.
Uma aproximação intercultural tem como objetivo um melhor entendimento da
diversidade cultural.

Método de avaliação

1 frequência(40%), 2 testes escritos (2x20%)(40%), portefólio + participação ativa na aula(20%)

Conteúdo

Vocabulário e informações específicas sobre os seguintes temas: Trabalho/emprego, o passar do tempo, gerações, o lar / mobiliário, dinheiro, convívio, desporto

Estruturas: Orações subordinadas, o pretérito imperfeito dos verbos auxiliares do modo, verbos com preposições. pronomes reflexivos, preposições locais (Dativ/Akkusativ), o comparativo e o superlativo, declinação dos adjectivos.
Formas de trabalho: Leitura de textos, audição de textos, material audiovisual, produção de textos escritos e orais, discussões e apresentações.