Inglês B2.2

Objectivos

O aluno deve:
a) alcançar o nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência (utilizador
independente)
b) desenvolver a consciência intercultural e aprofundar o conhecimento da relação cultura/língua
c) ser capaz de produzir textos numa forma clara, coerente e bem estruturada que digam respeito a interesses
pessoais, textos narrativos e artigos discursivos, com poucos erros a nível gramatical e de léxico
d) compreender a mensagem essencial em textos complexos sobre assuntos contemporâneos e da
actualidade
e) expressar de uma forma espontânea em situações do dia­a­dia, com poucos erros a nível lexical e
gramatical e contribuir em debates
f) entender discurso falado, tanto ao vivo como gravado com pouca dificuldade
g) analisar e controlar os sistema gramatical inglês
h) ser responsável pela a sua própria aprendizagem, sabendo desenvolver as competências que conduzem à
autonomia.

Caracterização geral

Código

711121062

Créditos

6.0

Professor responsável

Sheila Brannigan, Zoe Jayne Taylor, David Swartz, Raquel Campos Ferreira da Silva, Julie Parker Mason

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

Inglês: Nível B2

Bibliografia

Carter, R. and McCarthy, M. (2006) Cambridge Grammar of English. Cambridge University Press
Cottrell S, (2005), Critical Thinking Skills: Developing Effective Analysis and Argument.
Palgrave,
Gairns, R. and Redman, S. (2009) Oxford Word Skills Advanced. Oxford University Press
McCarthy, M. and ODell, F. (2006) English Vocabulary in Use Advanced (with CD) Cambridge
University Press.

Vince, M. and French, A. (2011) IELTS Language Practice: English Grammar and Vocabulary.
Macmillan
Cofin. C. Donahue, A. and North, S. (2009) Exploring English Grammar. Routledge
A collection of selected readings available on campus to students.

Método de ensino

O curso desenvolve uma metodologia centrada no alunos e baseada em tarefas, através de textos autênticos e recursos digitais. Discussão é um elemento chave precedida amiúde por input escrito ou falado e/ou analise e seguida por tarefas escritas/investigação pelos alunos.

Método de avaliação

participação activa nas aulas (inclui assiduidade), competencias orais e indícios de desenvolvimento autónomo de aprendizagem(20%), pelo menos três textos escritos(60%), um trabalho oral(20%)

Conteúdo

O curso é centrado em temas de índole social, cultural e actual. Os temas são selecionados de
acordo com os interesses e objetivos dos alunos. Para tal analisam-se textos autênticos, orais
e escritos, desenvolvendo em simultâneo as competências comunicativas. O programa é
compost por actividades que tem como objectivo estimular o desenvolvimento de nível mestria,
da consciencialização da língua e estratégias para uma aprendizagem autonoma.