História da Inglaterra
Objetivos
a) Facultar uma perspectiva panorâmica da História da Inglaterra medieval entre as invasões anglo-saxónicas (séc. V) e o final da Guerra das Rosas (1485), privilegiando as vertentes política, social, económica e institucional.
b) Delinear traços de uma identidade histórica feita de continuidades e rupturas, em constante interacção com a Europa aquém-Mancha.
c) Estimular as capacidades de pesquisa, recolha, análise e interpretação autónomas de informação por parte dos estudantes, tendo em vista a produção de reflexões próprias e juízos críticos.
Caracterização geral
Código
01101166
Créditos
6.0
Professor responsável
Gabriela Ferreira Gandara da Silva e Borges Terenas
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
- ALARCÃO, Miguel (2014). ‘This royal throne of kings, this sceptred isle’: breve roteiro histórico-cultural da Idade Média inglesa (Séculos V-XV). Lisboa: Centro de Estudos Anglísticos da Universidade de Lisboa, “Cadernos de Anglística”, nº 18, 2014 (Web http://www.ulices.org/images/site/publicacoes/cadernos/CadAngl-18-web.pdf)
- BLACK, Jeremy (1997). A History of the British Isles. Houndmills, Basingstoke, and London: Macmillan Press Ltd.
- BRIGGS, Asa (1985). A Social History of England. Harmondsworth: Penguin Books Ltd.
- DAVIES, Norman (2000). The Isles: A History. London: Papermac/Macmillan Publishers Ltd.
- KEARNEY, Hugh (1998). The British Isles. A History of Four Nations. Cambridge: Cambridge University Press, “Canto.
- MORGAN, Kenneth O., ed. (1989). The Oxford Illustrated History of Britain. Oxford: O.U.P.
Método de ensino
Leccionação maioritariamente expositiva, com possibilidade de apresentações orais, reservando-se, no final de cada aula, um curto período para debate, comentários, esclarecimento de dúvidas, etc. Além do acompanhamento das investigações a efectuar pelos estudantes, serão disponibilizados textos de apoio complementares.
Método de avaliação
Redacção presencial de um mini-ensaio (frequência): 4 págs.(100%)
Conteúdo
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: