Media Britânicos
Objetivos
a) Obter uma perspectiva diacrónica da evolução dos media britânicos desde a Época Tudor até à actualidade.
b) Conhecer os momentos de viragem e ruptura na estrutura e evolução dos media, fruto, sobretudo, das revoluções tecnológicas, sociais, culturais, políticas e económicas.
c) Adquirir a capacidade de enquadrar os fenómenos mediáticos e as inovações tecnológicas sofridas pelos media britânicos em cada momento da sua evolução (nomeadamente, nos respectivos contextos históricos, culturais, sociais, ideológicos e económicos).
d) Desenvolver a capacidade de leitura e análise de textos e peças jornalísticos britânicos, através da consulta de jornais e, sempre que tal se revelar possível, do visionamento de excertos de programas radiofónicos ou televisivos.
e) Realizar e organizar pesquisa bibliográfica de forma a preparar e produzir um pequeno ensaio crítico, a apresentar oralmente nas aulas.
f) Realizar uma prova escrita sobre as matérias programáticas.
Caracterização geral
Código
01101177
Créditos
6.0
Professor responsável
João Paulo Ascenso Pereira da Silva
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
Briggs, A. & Burke, P. (2002). A Social History of the Media, From Gutenberg to the Internet. Cambridge: Polity Press.
Curran, J. & and Seaton, J. (2002). Power Without Responsibility: The Press and Broadcasting in Britain. London and New York: Routledge.
McNair, B. (2006). Cultural Chaos: Journalism, news and power in a globalised world. London and New York: Routledge.
Seymour-Ure, C. (1991). The British Press and Broadcasting since 1945. Oxford, UK and Cambridge, Massachussetts: Blackwell.
Stokes, J. & Reading, A. (1989). The Media in Britain, Current debates and developments. Houndmills, Basingstoke, Hampshire: Palgrave.
Método de ensino
Exposição teórica das matérias programáticas; leitura e análise de textos jornalísticos e de excertos de ensaios teóricos fundamentais; acompanhamento e supervisão tutorial dos trabalhos de pesquisa a serem apresentados nas aulas.
Método de avaliação
Apresentação oral de um pequeno trabalho de investigação(30%), uma prova de frequência (mini-ensaio) (70%)
Conteúdo
1. Para uma breve história dos Media Britânicos, desde a Época Tudor até ao final da Era Vitoriana.
2. Os media britânicos no século XX.
- A Primeira Guerra Mundial – a Imprensa ao serviço da guerra.
- Os anos 20 e os grandes monopólios informativos.
- Tablóides e quality papers.
- Os "Dias da Rádio". A rádio, um poderoso meio de propaganda política
e a Segunda Guerra Mundial.
- A "Era da Televisão".
- A "Era Thatcher" (1979-1990). A aquisição dos media britânicos por grandes
grupos económicos e os monopólios informativos transnacionais.
- A Wapping Revolution ou o início da revolução electrónica nos meios de
comunicação social britânicos.
3. Os media britânicos desde os anos 90.
- As mudanças operadas na imprensa britânica no limiar do século XXI.
- O jornalismo televisivo na Era da Globalização
- A cultura noticiosa global e a ameaça do autoritarismo. Democracia e hiper-democracia. O "caos cultural" fruto dos novos media.
- Jornais e jornalismo online e a blogosfera.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: