Introdução à História Comparada das Literaturas na Península Ibérica

Objetivos

a) Adquirir os instrumentos metodológicos de pesquisa e análise necessários para, numa perspectiva comparatística, desenvolver o conhecimento de diferentes práticas literárias que, desde as origens até aos nossos dias, se foram desenvolvendo ao longo do território na Península Ibérica. 
b) Adquirir os conhecimentos teóricos - conceitos operatórios da História Literária e da Literatura Comparada – que orientam aquela tarefa comparatística. 
c) Adquirir competências no conhecimento comparativo daquelas práticas literárias, suas inter-relações, convergências e diferenças. 
d) Aprofundar o conhecimento dos respectivos contextos histórico-sociais e artístico-literários, nacionais, ibéricos e europeus. 
e) Desenvolver capacidades de leitura crítica dos textos que protagonizam aquelas relações. 
f) Desenvolver a capacidade de recolha, selecção e interpretação de informação relevante, multidisciplinar, em relação ao objecto de estudo proposto.

Caracterização geral

Código

711111073

Créditos

6.0

Professor responsável

Pedro Santa Maria de Abreu

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

1. GUILLÉN, Claudio, El primer siglo de oro. Estudios sobre géneros y modelos. Barcelona: Ed. Crítica, 1988. 
[Os ensaios: “La disposición temporal del ‘Lazarillo de Tormes’ e “Los silencios de Lázaro de Tormes»]
2. RODRIGUES, Maria Idalina Resina, Convívio de línguas no teatro ibérico (séculos XVI e XVII)”. De Gil Vicente a ‘Um Auto de Gil Vicente. Lisboa: Imprensa Nacional -Casa da Moeda, 2006. 
3.. SENA, Jorge de. Os Sonetos de Camões e o Soneto Quinhentista Peninsular. Lisboa: Ed. 70, 1980.
4.TAVANI, Giuseppe, “A poesia lírica na literatura hispânica do século XIII” e “Problemas da poesia lírica galego-portuguesa”. Ensaios Portugueses: Filologia e Linguística. Lisboa: Imprensa Nacional-Casa da Moeda, 1988. 

Método de ensino

As aulas são de carácter teórico-prático, entrecruzando a informação no campo da historiografia literária, da teoria e dos métodos da Literatura Comparada. Análises e reflexões em grupo orientadas pela docente. Supervisão tutorial de trabalhos orais e escritos elaborados individualmente.     
Ensino presencial

Método de avaliação

dois testes escritos em aula(70%), A participação activa e pertinente nas aulas(10%), três comentários comparatistas(20%)

Conteúdo

1. Introdução à História Comparada das Literaturas na Península Ibérica: teorias, conceitos e métodos. Periodizações literárias. 
2. Da poesia galego-portuguesa ao soneto renascentista peninsular. 
3. De Gil Vicente ao Teatro dos Siglos de Oro. 
4. Da Celestina ao Pícaro. 
5. Dos livros de cavalarias ao Quixote. 
6. Da «Ilustración» à «generación del 98».