Objetivos
a) Aprofundar o conhecimento das diversas práticas literárias que, desde os inícios do século XX até aos nossos dias, se foram desenvolvendo ao longo do território da Península Ibérica.b) Conhecer alguns dos textos mais destacados que apresentam as diversas literaturas contemporâneas da Península Ibérica (exceptuando a portuguesa).c) Aprofundar o conhecimento dos respectivos contextos histórico-sociais e artístico-literários, nacionais e internacionais.d) Desenvolver capacidades de leitura crítica dos textos que protagonizam aquelas práticas.e) Desenvolver a capacidade de recolha, selecção e interpretação de informação relevante, multidisciplinar, em relação ao objecto de estudo proposto.f) Desenvolver a capacidade de elaboração de juízos próprios, sustentada por argumentação baseada na informação recolhida e adequadamente articulada.g) Desenvolver a capacidade de comunicação oral e escrita da informação adquirida, das leituras críticas realizadas e interpretações pessoais.
Caracterização geral
Código
711111076
Créditos
6.0
Professor responsável
Isabel Rute Araújo Branco
Horas
Semanais -
4
Totais -
168
Idioma de ensino
Português
Pré-requisitos
A disponibilizar brevemente
Bibliografia
ALVAR, MAINER, NAVARRO, Breve historia de la literatura española. Madrid: Alianza, 1997.
GIBSON, Ian, Cuatro poetas en guerra: Antonio Machado, Juan Ramón Jiménez, Federico García Locas, Miguel Hernández. Barcelona: Planeta, 2010.
GUILLÉN, Claudio, El sol de los desterrados: literatura y exilio. Barcelona: Sirmio, 1995.
MACHADO, Álvaro Manuel e PAGEAUX, Daniel-Henri, Da Literatura Comparada à Teoria da Literatura. Lisboa: Presença, 2001.
MAGALHÃES, Gabriel, Los españoles. Barcelona: Elba, 2016.
MOLINA, César Antonio, Sobre el iberismo y otros escritos de literatura portuguesa. Madrid: AKAL/Bolsillo, 1990.
PÉREZ ISASI, Santiago e FERNANDES, Ângela (eds), Looking at Iberia. A Comparative European Perspective. Bern: Peter Lang, 2013.
RICO, Francisco (ed.), Historia y crítica de la literatura española, Vol. 7: Época contemporánea: 1914- 1939: Domingo Ynduráin. Vol. 8: Época contemporánea: 1939-1980; Darío Villanueva y varios autores. Vol 9: Los nuevos nombres: 1975 -2000.
Método de ensino
As aulas são de carácter teórico-prático, entrecruzando a informação no campo da historiografia literária, da teoria e dos métodos da Literatura Comparada. Interacção entre docente e discentes presentes na aula. Análises e reflexões em grupo orientadas pelo docente.
Método de avaliação
Frequência(50%), Trabalho desenvolvido pelos alunos ao longo do semestre, com a preparação de comentários críticos e ensaios, a apresentar na aula e em versão escrita.(50%)
Conteúdo
1. Introdução às literaturas espanholas do século XX.
2. Relações das literaturas espanholas com o cinema, a fotografia, as artes plásticas e a arquitectura.
3. A «Generación del 98» e as vanguardas.
4. A Poesia da «Generación del 27». As importância das mulheres: «Las Sinsombrero».
5. A Guerra Civil e a literatura de exílio: Miguel Hernández, Francisco Ayala e Max Aub.
6. A ditadura de Franco: entre o «tremendismo» e o existencialismo: La família de Pascual Duarte, de Camilo José Cela, e Nada, de Carmen Laforet.
7. Na viragem do século: Los girasoles ciegos, de Alberto Méndez.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: