Espanhol A2

Objectivos

Atingir a competência comunicativa própria do nível A2 do QECR (Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas).
1. Desenvolver capacidades básicas escritas e orais da língua espanhola que preparem para o nível B1.
2. Compreender e escrever textos básicos (cartas formais, resumos, composições) sobre temas do âmbito pessoal, profissional e académico.
3. Ser capaz de produzir breves discursos escritos/orais sobre temas actuais, com uma actitude de abertura e curiosidade perante a diversidade cultural.
4. Identificar aspectos contrastivos da língua espanhola e portuguesa.
5. Adquirir conhecimentos básicos sobre as realidades histórica, política e linguística de Espanha.
6. Estimular a consciência intercultural e a relação língua-culturas.
7. Orientar a aprendizagem para a área das Línguas, Literaturas e Culturas e da Tradução.
8. Desenvolver a aprendizagem autónoma e a competência estratégica para facilitar o processo de aprendizagem.

Caracterização geral

Código

711111115

Créditos

6.0

Professor responsável

Armando Trinidad Aguilar de Leon, Maria Nieves Lagunas Vila, Coral Mateo Franquesa

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Espanhol

Pré-requisitos

Ter completado o nível A1. 

Bibliografia

1.AAVV, (2013). Gente Hoy (A1+A2). Nueva edición. Libro del alumno. Barcelona: Difusión
2. Raya et al., (2011). Gramática Básica del Estudiante de Español. Edición Revisada y Ampliada. Barcelona: Difusión.
3. Diccionario on line de la Real Academia de la Lengua Española: www.rae.es.
4. Chamorro, C., et al., (2012). Todas las Voces. Curso de Cultura y Civilización (A1A2), Barcelona: Difusión.
5. Moreno, E. (2018). Invisible. Barcelona/Madrid: Nube de tinta.

Método de ensino

Actividades indutivas e dedutivas, formais e comunicativas, centradas numa ou várias actividades da língua (expressão, compreensão, interacção e mediação), tendo sempre em conta as necessidades dos alunos, favorecendo a integração de competências, a reflexão intercultural, a aprendizagem autónoma e o uso dos recursos digitais.
Regime de avaliação continua. Duas provas individuais escritas e presenciais; apresentações orais e trabalhos escritos. Será avaliada a competência comunicativa do utilizador, a correcção formal e a adequação, o uso de estratégias de aprendizagem, os conhecimentos sobre aspectos socioculturais do âmbito hispânico e a capacidade de reflexão crítica cultural.

Método de avaliação

Expressão oral e interação oral na aula (20%). Composições escritas (20%)(40%), Frequência: teste de conteúdos linguísticos, pragmáticos e culturais(40%), Prova de leitura: comentário de uma leitura extensiva(20%)

Conteúdo

1. A expressão de informações pessoais básicas, laborais e académicas, incluindo experiências do passado e planos para o futuro imediato.
2. Colocação de pronomes pessoais. Substantivos, adjectivos, organizadores discursivos e marcadores temporais do passado.
3.Formas e usos básicos dos principais tempos verbais em passado, do imperativo e do conjuntivo.
4. A narração em passado e a expressão de instruções e valorações.
5. Diferenças de registo: formal, informal.
6. Bases de fonética e prosódia do Espanhol Europeu.
7. Léxico básico para situações de interacção pessoal e social.
8. Fraseologia elementar para acções quotidianas.
9. Ortografia básica.
10. Introdução ao Espanhol nos meios de comunicação, Internet, TV, imprensa.