Inglês B2.1

Objetivos

Centrado no aluno, tem por objetivo desenvolver a sua competência linguística e comunicativa tal como descrito no nível B2 do Quadro europeu comum de referência para as línguas (QECR):

a) começar a atuar ao nível B2 do QECR
b) começar a mostrar consciência intercultural e desenvolver o conhecimento da relação cultura/língua
c) exprimir-se de forma bastante fluente e espontânea para fins sociais, académicos e profissionais
d) compreender uma série de textos intermédios, incluindo textos factuais, literários e especializados
e) produzir textos escritos razoavelmente claros e bem estruturados sobre temas do dia-a-dia
f) pode compreender a maioria dos conteúdos de fala e media desde que o tópico seja razoavelmente familiar
g) manter um grau razoável de precisão gramatical e selecionar uma gama de linguagem adequando-a a tópicos de estudo de nível B2
f) demonstrar um grau de autonomia pela sua própria aprendizagem (estudo universitário) 

Caracterização geral

Código

711121061

Créditos

6.0

Professor responsável

Sheila Brannigan, David Swartz, Zoe Jayne Taylor, Raquel Campos Ferreira da Silva, Julie Parker Mason

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

Inglês: Nível B2

Bibliografia

Carter, R. and McCarthy, M. (2006) Cambridge Grammar of English. Cambridge University Press

Cottrell S, (2005), Critical Thinking Skills: Developing Effective Analysis and Argument. Palgrave,

Gairns, R. and Redman, S. (2009) Oxford Word Skills Advanced. Oxford University Press McCarthy, M. and O’Dell, F. (2006) English Vocabulary in Use Advanced (with CD) Cambridge University Press.

Vince, M. and French, A. (2011) IELTS Language Practice: English Grammar and Vocabulary. Macmillan

Cofin. C. Donahue, A. and North, S. (2009) Exploring English Grammar. Routledge

A collection of selected readings available on campus to students.

 

Método de ensino

O curso emprega uma abordagem centrada no aluno e metodologia baseada em tarefas, com a ajuda de textos autênticos e recursos digitais. A discussão é um elemento-chave muitas vezes precedido pela leitura ou audição e/ou análise e acompanhado por trabalho escrito/investigação contínua por parte dos estudantes.  Método comunicativo e dialógico com uma abordagem intercultural baseada em tarefas, que procuram estimular a interação e promover a aprendizagem cada vez mais autónoma, girando em torno de uma série de tópicos. A discussão é um elemento-chave muitas vezes precedido pela leitura ou audição e/ou análise e acompanhado por trabalho escrito/investigação contínua por parte dos estudantes. As tarefas baseadas em competências requerem competências linguísticas e extra-linguísticas. Abordagem indutiva para alargar o conhecimento gramatical e lexical.

Método de avaliação

participação ativa em aulas (incluindo frequência), competências de fala e evidência de desenvolvimento de aprendizagem autónoma (20%), um mínimo de três textos escritos (60%), uma avaliação de fala 20%;(20%)

Conteúdo

O curso aborda temas sociais e culturais atuais e em curso. Um portfólio de recursos de aprendizagem, dicionários, uma referência gramatical e fontes online fornecem a base do curso. Isto permite analisar uma série de textos literários, culturais e jornalísticos. Programas e filmes de TV e online são usados para se concentrar em estilo, conteúdo, uso da linguagem e competência intercultural. As tarefas de aprendizagem e avaliação proporcionam oportunidades regulares de expressão escrita e falada e desenvolvimento de competências e conhecimentos linguísticos em resposta às necessidades dos alunos.

 

Escrita - letras formais, ensaios e narrativas

Fala - habilidades de apresentação, pronúncia

Competência intercultural - discussão de referências culturais

Lexis - colocações, dispositivos coesos, expressões idiomáticas, frases substantivas, dispositivos retóricos

Gramática - artigos, padrões verbos, preposições dependentes

Edição/revisão - identificar e corrigir erros.