França no Século XX

Objectivos

a) Adquirir uma compreensão global das relações entre as dimensões histórica, cultural, social e política da França do século XX;
b) Aprofundar os conhecimentos sobre a França do século XX de forma a apreender as principais complexidades da França contemporânea;
c) Aprender a analisar e a comparar vários tipos de documentos e de modalidades de representação (discurso político, propagandísticos, publicitário, jornalístico, pictórico, musical e literário);
d) Refletir sobre textos teóricos e ensaísticos relacionados com as temáticas mais relevantes para a compreensão do século XX;
e) Construir um pensamento pessoal e crítico sobre as principais problemáticas que emergem no século XX francês.

Caracterização geral

Código

711111109

Créditos

6.0

Professor responsável

Carlos Fonseca Clamote Carreto

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

AA.VV. (2009). Nouvelle Histoire de la France Contemporaine (Tomes 10-20), Paris, Éditions du Seuil.
BARRIERE, Jean-Paul (2016). La France du XXe siècle : 1914-2002. Paris : Hachette.
CHARLES, Ch.; Laurent JEANPIERRE (dir.) (2016). La Vie intellectuelle en France de 1914 à nos jours. Paris : Seuil.
CHAUBET, F. (2010). La Culture française dans le monde 1980-2000. Les défis de la mondialisation. Paris: L'Harmattan.
GARCIN, J. (2007). Nouvelles mythologies. Paris : Seuil.
KALIFA, D. (2017). La Véritable histoire de la Belle Epoque, Fayard.
RIOUX, J.-P., SIRINELLI, J.-F., Histoire culturelle de la France (Tome 4), Paris, Éditions du Seuil, 2005.
SCHOR, R. (2016). Le Dernier siècle français 1914-2014. Destin ou déclin ? Paris : Perrin.
WIEVIORKA. O. ; PROCHASSON ; Ch. (2011). La France du XXe siècle. Documents d’histoire. Paris : Seuil.
ZANCARINI-FOURNEL, M. ; DELACROIX, Ch. (2014). La France du temps présent. 1945-2005. Paris : Belin.

Método de ensino

Método de ensino: procura-se um equilíbrio entre as sessões teóricas dinamizadas pelo docente (60%) e as aulas práticas que serão, em grande parte, dinamizadas pelos estudantes (40%) através da leitura, análise e comentário em aula de documentos previamente indicados ou disponibilizados na plataforma Moodle.

Método de avaliação

Assiduidade e participação nas aulas(20%), os estudantes são avaliados através de duas provas escritas individuais, realizadas na aula. A segunda prova poderá ser substituída por um trabalho de investigação pessoal a apresentar na aula. Duas provas escritas presenciais, uma a meio e outra no final do período de aulas, ou uma frequência e um trabalho individual escrito(80%)

Conteúdo

I - La Belle Époque (1900-1914): utopia e distopia

1.1. Decadência e verticalidade: os paradoxos de um século em transição
1.2. La Belle Époque: uma idade heróica?
1.3. Mitologias do século XX

II - O tempo dos combates (1914-1962): rupturas e continuidades

2.1. A grande guerra: 1914-1918
2.2. As «années folles» (1920-1930) e a falsa prosperidade
2.3. O «Front Populaire» (1936-1938): uma utopia social?
2.4. Dos «anos negros» (1939-1945) à IVª República (1946-1958): ocupação, colaboração e resistência
2.5. Da instauração da Vª República à descolonização (1958-1962): a crise argelina

III - Da descolonização à globalização (1962-2017): a França multicultural

3.1. O fim da IVª República e o regresso do General de Gaulle ao poder
3.2. A Vª República face à guerra da Argélia: paradoxos, contradições e impasses
3.3. Os anos 50 e 60: emergência de novos paradigmas de pensamento
3.4. Maio de 1968: heranças, rostos e implicações
3.5. Os desafios da mundialização