Francês A1

Objectivos

Alcançar o Nível A1 do Quadro Europeu Comum de Referência (utilizador elementar)

Os estudantes serão capazes de :

1. compreender globalmente documentos orais autênticos, curtos e muito simples relativos a assuntos familiares, reconhecendo palavras e expressões de uso corrente

2. compreender globalmente textos escritos simples relativos a assuntos familiares (avisos, cartazes ou folhetos), identificando palavras e expressões de uso corrente

3. produzir frases muito simples e curtas relativas a assuntos familiares, assim como interagir oralmente sobre assuntos conhecidos ou relativos a áreas de necessidade imediata.

4. produzir textos escritos curtos e muito simples (escrever um postal, preencher uma ficha)

5. Desenvolver as competências linguísticas, sociolinguísticas e pragmáticas necessárias para a realização das diferentes tarefas comunicativas do nível A1 do Quadro Europeu Comum de Referência

6. Adquirir conhecimentos acerca das culturas francófonas, numa perspectiva intercultural

Caracterização geral

Código

711111122

Créditos

6.0

Professor responsável

Âzar Babasafari Renani, Jean-Pierre Antoine Leger

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Francês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

CHAHI, F. et alii (2018). Défi 1, niveau A1. Paris: EMDL
CAQUINEAU-GÜNDÜZ, M.-P. (2005). Les exercices de grammaire, niveau A1. Paris:
Hachette
MIQUEL, C. (2018). Communication progressive du français A1. Paris: Clé International
MIQUEL, C. (2017). Vocabulaire progressif du français, nouvelle édition. Paris: Clé
International
MIQUEL, C. (2005). Grammaire en dialogues (débutant). Paris: Clé International

Método de ensino

Método comunicativo conjugado com a perspetiva acional, visando a estimular a
interacção e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma.
Abordagem intercultural que consciencializa o aluno para uma melhor percepção da
diversidade cultural.
Realização de tarefas que implicam as competências comunicativas.
Recurso frequente às novas tecnologias
Ensino presencial

Método de avaliação

2 provas escritas (60%) + 1 prova oral (20%)(80%), participação activa nas aulas (10%) + TPC (10%)(20%)

Conteúdo

As aulas abordam temáticas diversificadas relativas ao quotidiano (a família, o corpo, o
tempo livre, os meios de transporte) e apresentam atividades de :
1. Receção escrita e oral a partir de documentos (semi)autênticos
2. Interação oral : simulação de situações de comunicação oral autêntica
3. Produção escrita e oral, com um enfoque particular sobre os textos descritivos e
dialogais.
4. Aquisição da gramática e do léxico necessários para a realização das diferentes
tarefas comunicativas (artigos, morfologia em gênero e em número, pronomes
sujeitos, adjetivos possessivos e demonstrativos, advérbios, conjugação dos verbos
mais comuns no indicativo presente, noção de tempo e lugar, frase afirmativa,
negativa e interrogativa)