Francês B1.2

Objectivos

Alcançar plenamente o Nível B1 do Quadro de Referência Europeu Comum de
Referência (utilizador independente):
Os estudantes serão plenamente capazes de:
1. compreender globalmente vários tipos de documentos orais autênticos ;
2. compreender globalmente textos escritos diversos ;
3. produzir discursos orais simples e coerentes (a partir de assuntos do quotidiano),
comunicando opiniões pessoais e sentimentos assim como interagir oralmente nas
mesmas situações;
4. produzir textos escritos simples e coerentes (a partir de assuntos do quotidiano),
comunicando opiniões pessoais e sentimentos;
5. consolidar as competências linguísticas, sociolinguísticas e pragmáticas necessárias
para a realização das diferentes tarefas comunicativas do nível B1 do Quadro Europeu
Comum de Referência;
6. adquirir conhecimentos acerca das culturas francófonas, numa perspectiva inter e multicultural

Caracterização geral

Código

711111126

Créditos

6.0

Professor responsável

Cristina Clemente Monteiro

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Francês

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

AVANZI, A. et alii (2016). Entre Nous 3. Paris, Ed. Maison des Langues. (unidades 5 a 8)
CAQUINEAU-GÜNDÜZ, M.-P. (2005). Les exercices de grammaire, niveau B1. Paris:
Hachette
REY-DEBOVE, J. (2002). Dictionnaire du Français. Paris: Le Robert - Clé International
KHADRA, Y. (2006). L´attentat. Paris : Pocket.
Actividades diversas provenientes dos sítios TV5 (http://www.tv5.org/cms/chaine-
francophone/lf/p-26292-Langue-francaise.htm) e RFI
(https://savoirs.rfi.fr/fr/apprendre-enseigner)

Método de ensino

Método comunicativo conjugado com a perspetiva acional, visando a estimular a
interação e promover uma aprendizagem cada vez mais autónoma.
Abordagem intercultural que consciencializa o aluno para uma melhor percepção da
diversidade cultural.
Realização de tarefas que implicam as competências comunicativas.
Recurso frequente às novas tecnologias
Ensino presencial

Método de avaliação

2 provas escritas (60%) + 1 prova oral (20%)(80%), participação activa nas aulas (10%) + TPC (10%(20%)

Conteúdo

As aulas abordam temáticas diversificadas tais como publicidade, redes sociais,
cinema, educação, médias e apresentam:
1. Atividades de recepção escrita e oral a partir de documentos autênticos (artigos da
imprensa, reportagens televisivas, gravações áudio e vídeo, etc.)
2. Atividades de interacção oral : simulação de debates e de outras situações de
comunicação oral autêntica.
3. Atividades de produção escrita e oral dos diferentes tipos textuais (descritivo,
narrativo, explicativo, argumentativo e dialogal), com enfoque particular na
argumentação.
4. Atividades diversas para a consolidação da gramática e do léxico necessários para a
realização das diferentes tarefas comunicativas (nível B1 do QECR) tais como verbos
impessoais, dupla pronominalização, pronomes relativos "dont" e "en", expressões de
quantidade, discurso indirecto com verbos introdutores no presente e no passado,
concessão, nominalização, o modo passivo