Cultura Alemã do Século XX

Objetivos

a) Dominar e aperfeiçoar o conhecimento da Cultura Alemã do século XX e Contemporânea;
 b) Contextualizar os autores estudados, problematizando os limites da cultura contemporânea;
 c) Ser capaz de ler criticamente textos fundamentais no campo da cultura alemã situando-a no contexto de outras culturas de raíz aparentada (nomeadamente austríaca) 
 d) Ser capaz de reflectir criticamente sobre a identidade nacional alemã no contexto europeu e mundial da actualidade: \"Leitkultur\" vs. \"Multikulti\";
 e) Organizar pesquisa bibliográfica de forma a preparar a leitura crítica de um texto;
 f)Ajudar os estudantes a organizar uma pesquisa bibliográfica tendo em vista uma apresentação oral. 

Caracterização geral

Código

01101200

Créditos

6.0

Professor responsável

Maria Gabriela Castro de Vilhena Fragoso

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Bons conhecimentos de alemão

Bibliografia

- Hermand, J.  Deutsche Kulturgeschichte des 20. Jahrhunderts.  Primus – Verlag, Darmstadt, 2006.
- Johnston, W. M. Österreichische Kultur- und Geistesgeschichte: Gesellschaft und Ideen im Donauraum 1848 bis 1938. Böhlau Verlag, Wien, 2006. 
- Krista, O.,Bridenthal, R. & Reagin, N. (eds).  The \"Heimat\" Abroad. The Boundaries of Germanness. The University of Michigan Press, Ann Arbor, 2005.
- Mann, Thomas. Um percurso político. Da primeira guerra mundial ao exílio americano. Selecção, organização e prefácio de Teresa Seruya, Bertrand, Lisboa,2016.
- Mann, Thomas. Deutsche Ansprache. Ein Appell an die Vernunft, in: Ders., Ein Appell an die Vernunft. Essays 1926-1933, Hermann Kurzke und Stephan Stachorski (Hg.), S.259-279.Frankfurt a.M., 1994. 
- Niven, W. J. & Jordan, J.  Politics and Culture in Twentieth-century Germany. Camden House, New York, 2003.
- Zweig, Stefan. O mundo de ontem. Recordações de um europeu. (Trad. Gabriela Fragoso), Assírio e Alvim, Lisboa, 2005. 

Método de ensino

O método de ensino é essencialmente reflexivo e orientado para a problematização dos conteúdos programáticos da UC. Participação dos alunos na apresentação e discussão de textos e documentos fundamentais. 

Método de avaliação

A participação nas aulas é obrigatória e inclui uma apresentação oral(50%), Uma frequência a meio do período e uma frequência final(50%)

Conteúdo

a)Panorama do desenvolvimento da cultura alemã contemporânea através dos seus pensadores, escritores, cientistas e artistas;
b)Cultura e Civilização: o eterno debate;
c) O „Sonderweg“ alemão;
d) Cultura judaica na Alemanha e na Áustria;
e) As duas guerras mundiais: sua repercussão na cultura alemã e austríaca.