Seminário de Português

Objetivos

Este seminário visa ampliar as competências necessárias para desenvolver um itinerário de pesquisa
de alta qualidade em Ciências Humanas. Os conceitos de verdade e epistemologia serão discutidos a
fim de permitir melhor entender a presente conjuntura científica. Cada aluno deverá escolher um
tema para um trabalho final (monografia, ensaio científico) a ser elaborado de acordo com as etapas
usuais necessárias para a realização de qualquer produção teórica. Além disso, os esforços para
consolidar as melhores práticas metodológicas serão complementados com o recurso às novas
ferramentas disponíveis - «software» académico: para coligir e organizar dados, escrever e fazer
uma apresentação científica. O aluno alcançará:
a) Saber elaborar uma monografia orientada para uma área científica de estudos portugueses e
comparativos;
b) Desenvolver capacidades autónomas de pesquisa no campo das ciências humanas (e outras).

Caracterização geral

Código

711091137

Créditos

12.0

Professor responsável

Helena Maria Duarte Freitas Mesquita Barbas

Horas

Semanais - A disponibilizar brevemente

Totais - 336

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

Não aplicável

Bibliografia

Bachelard, Gaston. «O Novo Espírito Científico». Ed. 70, Lisboa. 1996.
Descartes, René. «O Discurso do Método». Ed. 70, Lisboa. 1990.
Heidegger, Martin. «Sobre a Essência da Verdade». Porto Editora, Porto. 1995.
Kuhn, Thomas S. «The Structure of Scientific Revolutions». U. of Chicago Press, London. 1970 (2ª.).
Paradis, James G. e Muriel Zimmerman. «The MIT Guide to Science and Engineering
Communication». MIT Press, Mass. 2002 (2ª.).
Recursos digitais:
Critical Thinking on the Web - http://austhink.com/critical/
Mendeley - https://www.mendeley.com
Homepage: http://www.helenabarbas.net/aulas/

Método de ensino

Lecturing with multimedia support (60%); class discussions and analysis of oral and written texts, presentation and discussion of student papers (40%).

Método de avaliação

apresentação oral da monografia e intervenções nas aulas (20%), um trabalho de fundo/Monografia orientada sobre tema a ser proposto (18.000 caracteres/12 pp(60%), uma recensão crítica/comentário a um dos textos teóricos da bibliografia(20%)

Conteúdo

A(s) Verdade(s) da(s) Ciência(s)
1. Epistemologia e mudanças de paradigma. O Belo e a Verdade. Espírito científico e criatividade
artística. A revolução do «desktop». A especificidade das ciências humanas.
2. Textos, linguagens, discursos. Conceitos operatórios: características da retórica científica.
Instâncias de discurso e subjectividade.
3. A investigação literária. Textologia e ciências auxiliares da literatura. Novos instrumentos de
pesquisa, construção de bibliografias, e citação electrónicas.
4. Teses, monografias, artigos, «posters». Estratégias para a elaboração e apresentação de trabalhos
científicos. Critérios para submissão nacional e/ou internacional.
5. Das apresentações escritas à exposição oral. Ferramentas de apoio visual.