Media Norte-Americanos
Objetivos
a) Identificar tendências, papéis e dinâmicas em momentos chave da história dos média norte-americanos.
b) Contextualizar a contribuição da imprensa escrita /electrónica para o diálogo nacional americano sobre as grandes questões sociais e políticas da sua história.
c) Enquadrar e ler criticamente uma selecção de textos jornalísticos.
d) Pesquisar e organizar, sob supervisão, um pequeno ensaio crítico centrado num tema do programa (um período histórico, um meio de comunicação específico ou um jornalista individual), a ser apresentado oralmente.
Caracterização geral
Código
01101188
Créditos
6.0
Professor responsável
Teresa Maria Dimas Botelho da Silva
Horas
Semanais - 4
Totais - 168
Idioma de ensino
Inglês
Pré-requisitos
Não aplicável
Bibliografia
Brenner, S. B. & Hartt, H. (eds.) (2011). The American Journalism History Reader. New York: Routledge.
Burns, E. (2006). Infamous Scribblers: The Founding Fathers and the Rowdy Beginnings of American Journalism. New York: PublicAffais.
Campbell, W. J. (2003). Yellow Journalism: Puncturing the Myths, Defining the Legacies. Westport: Rutgers.
Cray, Ed. et al. (ed.) (2003). American Datelines: Major News Stories from Colonial Times to the Present. Urbana: University of Illinois Press .
Dell´Orto, G. (2013). American Journalism and International Relations: Foreign Correspondence from the Early Republic to the Digital Age. Cambridge: Cambridge University Press.
Edgerton, Gary R. (2009). The Columbia History of American Television, New York: Columbia University Press.
Edwards, B. (2004). Edward R. Murrow and the Birth of Broadcast Journalism. Hoboken: John Wiley and Sons.
Novotny, P. J. (2014). The Press in American Politics 1787-2012. Westport: Praeger.
Método de ensino
Exposição teórica introdutória das problemáticas fundamentais do programa como enquadramento da discussão dos textos primários em análise, acompanhada por trabalho de discussão de grupo dessas fontes primárias
Método de avaliação
Elaboração de um response paper crítico baseado nas leituras obrigatórias(40%), Realização de uma frequência, com a forma de dois mini-ensaios (60%)
Conteúdo
I A infância da imprensa norte-americana
a) A imprensa colonial
b) Jornalismo e revolução
c) A imprensa da nova república
II Consolidação e profissionalização
a) Os penny papers e o jornalismo de massas
b) A cobertura da guerra civil
c). O jornalismo muckraker
III A era dos media electrónicos
a) A rádio e a cobertura da segunda-guerra mundial
b) Os anos dourados do jornalismo televisivo
c). Os media e a guerra do Vietname
d) O novo jornalismo
e) O jornalismo digital.
Cursos
Cursos onde a unidade curricular é leccionada: