Leituras Orientadas

Objetivos

Turma A e B
a)Adquirir um conhecimento de teorias e métodos de análise do texto literário;
b)Aplicar conhecimentos teóricos e metodológicos de abordagem do texto literário à análise de texto ou obras oriundas de vários horizontes temporais, linguísticos e culturais;
c)Adquirir a competência de redação de um comentário de texto, utilizando adequadamente as normas de composição de um ensaio.

Caracterização geral

Código

711111112

Créditos

6.0

Professor responsável

Alda Maria Jesus Correia, Miguel Nuno Mercês de Mello de Alarcão e Silva, Carlos Fonseca Clamote Carreto

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

A disponibilizar brevemente

Bibliografia

Turma A e B
COMPAGNON, Antoine. 2007. La Littérature pour quoi faire ? Paris: Fayard [Para que serve a literatura? Lisboa: Deriva, 2010]
ECO, Umberto. 1993. Leitura do Texto Literário – Lector in Fabula. Lisboa: Presença.
Turma C
I – ALEXANDER, Michael, trad. (1984), Beowulf. Harmondsworth: Penguin Books Ltd., “Penguin Classics”.
……………………………………………. (1982), The Earliest English Poems. Harmondsworth: Penguin Books Ltd., “Penguin Classics”.
GORDON, R. W., ed./trad. (1977), Anglo-Saxon Poetry. London: J. M. Dent & Sons, Ltd., “Everyman’s Library”.
KENNEDY, Charles, ed./trad. (1960), An Anthology of Old English Poetry. New York: Oxford University Press.
TREHARNE, Elaine,  ed (2000), Old and Middle English: an Anthology. Oxford: Blackwell Publishers Ltd., “Blackwell Anthologies”.

Método de ensino

Turma A e B
Apresentação das metodologias apropriadas para a análise de ficção e de poesia. Exemplos de análise através de excertos ou de obras na totalidade, com a referência a estudos feitos por críticos. Orientação individual dos trabalhos de análise feitos sobre as obras indicadas no programa.  
Turma C
Leccionação maioritariamente expositiva, reservando-se, no final de cada aula, um curto período para debate, comentários e esclarecimento de dúvidas, além do acompanhamento das investigações a efectuar pelos estudantes.

Método de avaliação

Avaliação contínua; realização de uma frequência (50%), elaboração de um ensaio em modelo a definir com o docente(50%)

Conteúdo

A disponibilizar brevemente