Inglês C2.3

Objetivos

Este nível dá continuidade aos objetivos alcançado no precedente C2.2. Este
curso, centrado no aluno, tem por objetivo desenvolver a sua competência
linguística e comunicativa tal como descrito no nível C2 do QECR:
É capaz de compreender sem esforço praticamente tudo o que lê ou ouve;
É capaz de reconstituir factos e argumentos de fontes diversas, escritas e
orais, resumindo-as de forma altamente coerente;
É capaz de se exprimir de forma espontânea, fluente e precisa e de distinguir
pequenas diferenças de sentido relacionadas com assuntos complexos;
Pode lidar de forma altamente eficaz com a comunicação em espaços virtuais,
ajustando sua linguagem de forma adequada para se comunicar com
habilidade;
É capaz de saber utilizar estratégias comunicativas e um pensamento crítico na
elaboração e edição de textos variados;
É capaz de ser totalmente responsável pela sua própria aprendizagem,sabendo desenvolver as competências que conduzam à autonomia.

Caracterização geral

Código

711121068

Créditos

6.0

Professor responsável

Sheila Brannigan

Horas

Semanais - 4

Totais - 168

Idioma de ensino

Inglês

Pré-requisitos

Aprovação na disciplina de Inglês C2.2

Bibliografia

Learning Resources Portfolio: A portfolio of learning resources provided by the
teacher, entailing a wide range of reading texts incorporating longer, abstract
and structurally and linguistically complex texts. In addition, students are
expected to be reading and listening extensively in English in their own areas of
specialist interest.
Optional:
Carter, R. and McCarthy, M. (2006) Cambridge Grammar of English. Cambridge
University Press.
de Chazal, E. and Moore, J. Oxford EAP Advanced: A Course in English for
Academic Purposes. Oxford University Press.
Cottrell S, (2005), Critical Thinking Skills: Developing Effective Analysis and
Argument. Palgrave.
Gillet, A., Hammond, A. and Martala, M. (2009) Successful Academic Writing.
Pearson Longman.
Hewings, M. (2010) Cambridge Grammar for CAE and Proficiency. Cambridge
University Press.
McCarthy, M. and O Dell, F. (2006) English Vocabulary in Use Advanced (with
CD) Cambridge University Press.

Método de ensino

O curso desenvolve uma metodologia centrada no alunos e baseada em
tarefas, através de textos autênticos e recursos digitais. Discussão é um
elemento chave precedida amiúde por input escrito ou falado e/ou analise e
seguida por tarefas escritas/investigação pelos alunos.

Método de avaliação

dois trabalhos orais(30%), participação activa nas aulas (inclui assiduidade), competencias orais e indícios de desenvolvimento autónomo de aprendizagem(10%), pelo menos três textos escritos(60%)

Conteúdo

O curso é centrado em temas de índole social, cultural e actual. Os temas são
selecionados de acordo com os interesses e objetivos dos alunos. Para tal
analisam-se textos autênticos, orais e escritos, desenvolvendo em simultâneo
as competências comunicativas. O programa é compost por actividades que
tem como objectivo estimular o desenvolvimento de domínio total, da
consciencialização da língua e estratégias para uma aprendizagem autónoma.