Temáticas Aprofundadas em História da Arte

Objetivos

A disponibilizar brevemente

Caracterização geral

Código

73206101

Créditos

10.0

Professor responsável

Nuno de Carvalho Conde Senos

Horas

Semanais - 2

Totais - 280

Idioma de ensino

Português

Pré-requisitos

N/A

Bibliografia

APPADURAI, Arjun. The Future as Cultural Fact Essays on the Global Condition. London: New York, 2013. ____Dimensões Culturais da Globalização. Lisboa: Ed. Teorema, 2004; BELTING, Hans. L Anthropologie des Images. Paris: Gallimard, 2004. BELTING, Hans. La Vraie Image, Paris: Gallimard, 2007. BELTING, Hans. BUDDENSIEG, Andrea, WEIBEL, Peter (org.). The Global Contemporary and the Rise of the New Art Worlds. Cambridge, MA: MIT Press, 2013. CLAIR, Jean. L-Hiver de la Culture. Paris: Flammarion, 2011. DE DUVE,Thierry, Au Nom de l´Art. Paris: Minuit, 1989. DIDI-HUBERMAN, Georges. Devant le Temps: Histoire de l´Art et Anachronism des Images. Paris: Minuit, 2000. FOSTER, Hal, et al (orgs.). Art Since 1900. Modernism, Antimodernism and Postmodernism. Londres: Thames & Hudson, 2005. RANCIÈRE, Jacques, O Espectador emancipado, Lisboa: Orfeu Negro, 2010 (2008)
ROBERTSON, Jean e MCDANIEL. Craig, Themes of Contemporary Art: Visual Art after 1980. Oxford: Oxford Univ. Press,3ª Ed., 2012.


Método de ensino

As sessões compreendem uma importante vertente teórica, quer com a intervenção da coordenadora responsável quer dos docentes doutorados e especialistas convidados cujas apresentações são seguidas de debates sobre as temáticas tratadas na sessão ou suscitadas pelas investigações dos estudantes. Além da bibliografia geral da unidade curricular, cada interveniente fornece aos estudantes uma bibliografia específica, centrada no tema da sua apresentação.

Método de avaliação

A avaliação consiste num paper mensal sobre um dos temas abordados nas sessões (5 páginas)(50%), Trabalho final de desenvolvimento (15 páginas)(50%)

Conteúdo

No seminário serão discutidas e aprofundadas temáticas transversais à História e à Historiografia da Arte. Em 2015/2016 o grande tema será O poder das Imagens e as Imagens do Poder, à volta do qual se organizarão módulos diferenciados. Este grande tema revela-se de grande utilidade para os alunos de doutoramento, dado que ele é transversal, tanto a questões da actualidade como a outros períodos cronológicos anteriores.